LENDO POESIAS –
A poesia sempre me atraiu e, desde cedo, aprendi que ao lê-las, melhor se aproveitaria da sua essência se lida em voz alta. A razão é que o poema pode expressar muito do significado e do momento que inspirou o poeta, a partir da forma como o poema soa, ou seja, no ritmo mais próximo da emoção do seu autor.
Aparentemente um poema pode parecer que exprime apenas palavras que rimam ou não. No entanto, ler um poema é também perceber o contexto no qual ele se mostra. Ter a mente aberta e usar da criatividade ao imaginar os diversos cenários. Diria, até, que é associar a emoção vivida ou desejada pelo leitor com a do autor.
Que tal exercitar a leitura em voz alta e buscar, na harmonia das palavras, um sentimento de compreensão do contexto que me inspirou a escrever a poesia POR FIM…?
POR FIM…
Por fim apaguei a luz…
Todo o anseio foi diluído
Todo o desejo foi desfeito
Todo o amor foi fugido
Toda a espera foi sumida.
Nada restou…
A não ser a noite fria
Sem ter nem um pouco de você.
Tudo foi juntado.
Uma outra noite virá?
Por nesse novo provável
Acenderei esse querer
Acenderei essa vontade.
No entanto, à meia-luz,
Espero te ver entrar
E no teu afago, agora, me apagar.
…..
Percebeu a diferença entre a leitura silenciosa e a em voz alta?
Não!? Que tal tentar com outro poema!
Carlos Alberto Josuá Costa – Engenheiro Civil, escritor e Membro da Academia Macaibense de Letras (josuacosta@uol.com.br)
DÓLAR COMERCIAL: R$ 5,2970 DÓLAR TURISMO: R$ 5,5030 EURO: R$ 6,1830 LIBRA: R$ 7,0830 PESO…
O Rodoanel foi liberado após um acidente envolvendo cinco carretas na manhã desta quinta-feira (4) provocar o bloqueio…
A prova discursiva da segunda edição do Concurso Nacional Unificado, aplicada neste domingo (7), é uma…
O Produto Interno Bruto (PIB) do Brasil variou 0,1% no terceiro trimestre de 2025, informou o…
Pacientes da Maternidade Escola Januário Cicco, ligada à Universidade Federal do Rio Grande do Norte,…
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) abriu, nesta quinta-feira (4), a 6ª plenária…
This website uses cookies.