Categories: Blog

Lei que institui o Plano Estadual de Cultura é sancionada no RN

A governadora Fátima Bezerra sancionou nessa sexta-feira (23) a lei que institui o Plano Estadual de Cultura do Rio Grande do Norte (PEC/RN).

De acordo com a publicação, o Plano será revisto a cada seis anos, em conformidade com a Constituição do Estado.

A pauta foi objeto de debates desde o seu encaminhamento, no ano de 2012, com previsão de revisões a cada cinco anos. Em audiência pública realizada em 2019, representantes dos movimentos culturais propuseram uma reavaliação.

Após a fase crítica da pandemia, a proposta reavaliada foi enviada à Assembleia Legislativa do RN contando com as contribuições de gestores públicos e artistas.

Entre as metas destacadas no Plano, estão os estudos para a criação da Secretaria do Estado da Cultura (Secult), do Sistema Estadual de Cultura e do Conselho Estadual de Políticas Culturais, que prevê participação de representantes da sociedade civil.

O Plano também propõe a realização de concursos públicos para provimento de cargos efetivos de agentes de cultura, historiadores, antropólogos, cientistas sociais, biblioteconomistas, arquivistas, turismólogos, museólogos, produtores culturais e gestores de políticas públicas.

Para a governadora Fátima Bezerra (PT), a entrega de equipamentos culturais – como o Teatro Alberto Maranhão e a Fortaleza dos Reis Magos – que estavam sem funcionar nos últimos anos é um passo inicial desse plano.

“Sancionarmos essa lei é mais uma garantia do nosso compromisso com o exercício da cultura em suas diversas linguagens e expressões”, afirmou a gestora.

Plano Estadual de Cultura

 

Segundo o governo do RN, o Plano Estadual de Cultura busca estabelecer estratégias e ações específicas voltadas para consolidação do processo democrático de valorização cultural, incentivando o seu desenvolvimento, sua integração e a instituição de uma economia solidária e sustentável.

A previsão é que o plano atue na produção, promoção e difusão de bens culturais, na formação de pessoal qualificado para a gestão da cultura e na valorização da diversidade étnica e regional.

De acordo com a legislação, caberá à Fundação José Augusto (FJA) implantar programas de ações para a promoção, o fomento e a salvaguarda do patrimônio cultural potiguar, implementar uma política de financiamento direto e indireto para estabelecer programas e ações culturais que estejam aliadas ao desenvolvimento do Estado, e reconhecer o patrimônio cultural dos potiguares.

A Fundação José Augusto, com apoio da Secretaria de Estado da Educação, da Cultura, do Esporte e do Lazer (SEEC), deverá monitorar e avaliar periodicamente o alcance das estratégias, além da eficácia das ações do PEC/RN, com base em indicadores regionais e locais que quantifiquem a oferta e a demanda por bens, serviços e conteúdos culturais.

Fonte: G1RN
Ponto de Vista

Recent Posts

Trump diz que não usará força para tomar Groenlândia, mas exige negociação

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou em seu discurso no Fórum Econômico Mundial,…

20 horas ago

CFM quer impedir que 13 mil alunos de Medicina mal avaliados em exame nacional possam atender

O Conselho Federal de Medicina (CFM) estuda impedir que 13 mil estudantes de Medicina do…

20 horas ago

Criança morre soterrada após casa desabar durante forte chuva no ES; cidades têm deslizamentos e árvores caídas

Uma criança de 10 anos morreu soterrada após o desmoronamento de uma casa devido às chuvas, na…

20 horas ago

BC decreta liquidação extrajudicial do Will Bank, que integra conglomerado do banco Master

O Banco Central (BC) decretou nesta quarta-feira (21) a liquidação extrajudicial da Will Financeira S.A. Crédito,…

20 horas ago

‘Sesc Parada na Ladeira’ terá show gratuito de Saulo Fernandes nesta quinta-feira (22) em Natal

A terceira edição do "Sesc Parada na Ladeira" será realizada nesta quinta-feira (22), abrindo a…

20 horas ago

PONTO DE VISTA ESPORTE – Leila de Melo

  1- Sábado (24) é dia de Clássico-rei! América-RN e ABC chegam em condições muito…

21 horas ago

This website uses cookies.