Começou esta semana o Horário Eleitoral gratuito, tanto no rádio como na TV. Claro, será uma boa oportunidade para as pessoas conhecerem melhor as propostas dos vários candidatos, em todos os níveis, tanto os majoritários como os proporcionais.
Ocorre que a maioria dos programas, principalmente dos candidatos majoritários, funcionam como um verdadeiro show business. Onde a criatividade dos marqueteiros e dos diretores de arte falam mais alto do que as próprias propostas dos candidatos.
Aí eu penso que com o passar do tempo houve um desvirtuamento desse espaço de propaganda política. Quando assistimos aos programas, sentimo-nos como se diante de uma peça publicitária vendendo o candidato como um produto qualquer.
Creio que a propaganda deveria ser um pouco diferente, e que esse espaço poderia ser melhor utilizado. Um lugar para o candidato expor o seu pensamento, as suas ideias e suas propostas. Apenas isso. Sem a preocupação de produzir um show televisivo.
Pode ser que isso no futuro possa ocorrer. Mesmo que os partidos e candidatos continuem a contratar suas agencias de publicidade e propaganda. Afinal, elas são úteis e competentes e eu não tenho nada contra nenhuma delas.
Apenas acho que uma apresentação mais propositiva do candidato, olho no olho, mesmo no vídeo, favoreceria ao eleitor na escolha dos seus candidatos. Quem sabe, isso acontecendo um dia, poderemos estar dando um passo a mais no aperfeiçoamento da nossa democracia.
Nelson Freire – Economista, Jornalista e Bacharel em Direito – nelsonfreire@yahoo.com.br
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