Categories: Blog

Governo pode enviar mais 800 policiais ou ‘quantos forem necessários’ para auxiliar na segurança pública do RN, diz Dino

O ministro da Justiça, Flávio Dino, em entrevista em Natal — Foto: Gustavo Brendo/Inter TV Cabugi

O ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino, afirmou neste domingo (19) que o governo federal pode enviar mais 800 policiais ou “quantos o Rio Grande do Norte precisar” para auxiliar na segurança pública do estado.

Até o momento, segundo o ministro, o governo federal já fez o envio de aproximadamente 700 policiais para o Rio Grande do Norte, em um investimento que já ultrapassa os R$ 5,3 milhões.

“Se houver uma necessidade adicional, o que nós não acreditamos, esses 700 poderão virar 1.000, 1.200, 1.500, ou quanto o Rio Grande do Norte precisar. Nós não economizaremos no que é o principal, que é a paz social de um estado tão importante”, afirmou Dino.

O ministro ainda informou que deve fazer uma reunião ainda esta noite com a equipe de segurança pública do estado para discutir dois temas principais.

O primeiro seria entender o atual momento e o que ainda é necessário fazer. Já o segundo trataria sobre os “investimentos estruturantes na segurança pública do sistema penitenciário do Rio Grande do Norte”.

“Neste domingo fizemos uma reunião por telefone com a governadora do Rio Grande do Norte [Fátima Bezerra] e com o presidente Lula […] para, além da dimensão da crise, nós também dimensionarmos o apoio financeiro necessário para que sejam compradas mais viaturas e armamentos e para que tenhamos uma reestruturação do sistema penitenciário do estado”, afirmou.

Ainda de acordo com Dino, o governo deve anunciar na segunda-feira (20) um aumento dos recursos disponíveis para auxiliar a reestabelecer a segurança pública do estado.

“Posso afirmar que o cronograma será imediato. São recursos que não dependem da votação de leis ou de previsão orçamentária, mas que o Ministério da Justiça dispõe, tanto para a área de segurança pública quanto para a área penitenciária. Nesse momento, o Rio Grande do Norte é prioridade nacional”, disse.

O ministro ainda descartou o uso das Forças Armadas no momento, afirmando que os indicadores de segurança pública já mostram uma melhora no estado e que não justificam o acionamento da Garantia da Lei e da Ordem (GLO) – operações que acontecem exclusivamente por ordem expressa da Presidência da República nos casos em que há o esgotamento das forças tradicionais de segurança pública e em graves situações de perturbação da ordem.

Fonte: G1RN

Ponto de Vista

Recent Posts

Trump diz que não usará força para tomar Groenlândia, mas exige negociação

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou em seu discurso no Fórum Econômico Mundial,…

22 horas ago

CFM quer impedir que 13 mil alunos de Medicina mal avaliados em exame nacional possam atender

O Conselho Federal de Medicina (CFM) estuda impedir que 13 mil estudantes de Medicina do…

22 horas ago

Criança morre soterrada após casa desabar durante forte chuva no ES; cidades têm deslizamentos e árvores caídas

Uma criança de 10 anos morreu soterrada após o desmoronamento de uma casa devido às chuvas, na…

23 horas ago

BC decreta liquidação extrajudicial do Will Bank, que integra conglomerado do banco Master

O Banco Central (BC) decretou nesta quarta-feira (21) a liquidação extrajudicial da Will Financeira S.A. Crédito,…

23 horas ago

‘Sesc Parada na Ladeira’ terá show gratuito de Saulo Fernandes nesta quinta-feira (22) em Natal

A terceira edição do "Sesc Parada na Ladeira" será realizada nesta quinta-feira (22), abrindo a…

23 horas ago

PONTO DE VISTA ESPORTE – Leila de Melo

  1- Sábado (24) é dia de Clássico-rei! América-RN e ABC chegam em condições muito…

23 horas ago

This website uses cookies.