Categories: Blog

Fraude no INSS: governo negocia com MPF duas opções de ressarcimento a aposentados

Fraude do INSS: duas associações investigadas, em Sergipe, foram criadas com documentos com assinaturas falsas, aponta perícia — Foto: Fantástico/ Reprodução

Integrantes da Advocacia-Geral da União (AGU) e procuradores do Ministério Público Federal (MPF) se reuniram na Procuradoria-Geral da República (PGR) para tentar selar um acordo que resolva a crise do Instituto Nacional do Seguro social (INSS) de forma mais rápida.

A reunião foi nessa segunda-feira (26) e tratou sobre os planos para devolver o dinheiro de aposentados e pensionistas vítimas de descontos ilegais.

blog apurou que são duas as propostas em tratativas:

  • ➡️Pagar todo mundo, mesmo quem não acionar o INSS. Dessa forma, havendo um acordo, seria um ressarcimento administrativo, sem passar pela Justiça. Isso quer dizer que seria mais rápido e também encerraria a crise que atinge a popularidade do governo e gera reações políticas da oposição;
  • ➡️Pagar somente quem pedir o ressarcimento. Nesse caso, valeria a máxima “o direito não socorre aos que dormem”, uma tese jurídica segundo a qual só pode ter acesso a um ressarcimento quem pede. Porém, nesse caso poderia haver injustiça com pessoas que , por problemas de logística, moradia rural ou falta de instrução, deixassem de ser ressarcidas.

Nos dois casos, a intenção do governo é clara: não judicializar a devolução do dinheiro roubado. Isso porque o pagamento demoraria anos e, além disso, geraria um problema que causaria um caos judicial: são milhões de aposentados que serão ressarcidos.

O Ministério Público Federal ainda não entrou em acordo com o governo. Procuradores analisam questões jurídicas que garantam um ressarcimento legal, dentro das bases jurídicas. E que leve em conta os danos pelos quais os aposentados foram submetidos ilegalmente — e não somente uma proposta que seja rápida politicamente e encerre crise.

Atualmente há duas frentes de investigação no Ministério Público Federal: a criminal e a cível.

  • A parte criminal apura as responsabilidades dos gestores e funcionários da administração pública que permitiram uma fraude grave como essa por tanto tempo.
  • A cível é focada na reparação dos danos e na devolução do dinheiro, além de apurações sobre improbidade administrativa.

 

Situações diferentes

Nesta segunda (26), o INSS começou a devolver valores descontados de mensalidade associativa na folha de pagamentos de abril a todos os aposentados e pensionistas. O valor do reembolso é de R$ 292 milhões aos beneficiários e é feito de forma automática.

Nesse caso, houve desconto por sindicatos e associações mesmo após a decisão de bloqueio devido à descoberta da fraude porque a folha do mês já havia sido rodada.

Fonte: G1RN

Ponto de Vista

Recent Posts

Trump diz que não usará força para tomar Groenlândia, mas exige negociação

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou em seu discurso no Fórum Econômico Mundial,…

24 horas ago

CFM quer impedir que 13 mil alunos de Medicina mal avaliados em exame nacional possam atender

O Conselho Federal de Medicina (CFM) estuda impedir que 13 mil estudantes de Medicina do…

1 dia ago

Criança morre soterrada após casa desabar durante forte chuva no ES; cidades têm deslizamentos e árvores caídas

Uma criança de 10 anos morreu soterrada após o desmoronamento de uma casa devido às chuvas, na…

1 dia ago

BC decreta liquidação extrajudicial do Will Bank, que integra conglomerado do banco Master

O Banco Central (BC) decretou nesta quarta-feira (21) a liquidação extrajudicial da Will Financeira S.A. Crédito,…

1 dia ago

‘Sesc Parada na Ladeira’ terá show gratuito de Saulo Fernandes nesta quinta-feira (22) em Natal

A terceira edição do "Sesc Parada na Ladeira" será realizada nesta quinta-feira (22), abrindo a…

1 dia ago

PONTO DE VISTA ESPORTE – Leila de Melo

  1- Sábado (24) é dia de Clássico-rei! América-RN e ABC chegam em condições muito…

1 dia ago

This website uses cookies.