O evento acontece em duas etapas: programação na Praça da Catedral de Sant’Ana, nesta sexta-feira (31) e sábado (1º), a partir das 17h, e o Circuito de Bares e Restaurantes, que segue até 15 de novembro em 12 estabelecimentos da cidade.
Na Praça da Catedral, o público vai poder acompanhar oficinas gratuitas na Cozinha Show, com degustações, além do Concurso Gastronômico Abrachefs RN 2025, que elegerá os melhores cozinheiros e confeiteiros do estado.
A programação também conta com a Feira de Produtos Gastronômicos Artesanais, Feira de Artesanato Caicó Mostra Caicó, Feira da Agricultura Familiar e Economia Solidária, além do Pavilhão Feito Potiguar do Sebrae, com destaque para produtos da indústria de alimentos do Seridó.
Além das experiências gastronômicas, o público poderá aproveitar a venda de comidas e bebidas locais e uma programação musical. Veja a programação abaixo, no fim desta reportagem.
A Cozinha Show contará com dez chefs e mixologistas, entre eles grandes nomes da gastronomia nordestina. O público poderá assistir a apresentações de Cumpade João, paraibano vencedor do Prêmio Dólmã Nacional (2018) e jurado do MasterChef Celebridades; José Roberto Caju, campeão do MasterChef Brasil 2024; e Jarlles Gois, influenciador da área gastronômica.
O SENAC Barreira Roxa também marca presença com Elizabeth Assunção, ProChef pelo Culinary Institute of America, e Gustavo Almeida, mixologista premiado que já representou o Brasil em competições na China e na Rússia. A chef Maristela Silva, figura tradicional no festival, completa o time.
Representando Caicó, o evento conta com talentos locais que despontam na cena gastronômica: Aillane Rodrigues, estudante de Gastronomia; Wanderson Gomes, autor do prato “Meu Sertão”, vencedor do Circuito de Restaurantes do Festival 2024; Josifran Gomes, premiado com o Prêmio Nacional Dólmã; e Natália Carvalho, mixologista vencedora do Abrachefs RN 2024.
O Concurso Abrachefs RN 2025 trará disputas entre três finalistas na categoria Cozinheiro e três na categoria Confeiteiro.
Além da gastronomia, o festival abre espaço para a cultura potiguar. No sábado, será lançado o livro “Das mãos de Seu Fausto para as mesas do Brasil”, do jornalista Osair Vasconcelos, reforçando o elo entre tradição, memória e culinária regional.
“O evento tem como propósito destacar Caicó como terra da carne de sol e do queijo, consolidando a cidade como um dos principais destinos turísticos gastronômicos e culturais do interior do Nordeste”, destaca Raildon Lucena, produtor do Festival.
A programação do Festival Gastronômico também acontece nos estabelecimentos de alimentação da cidade. O Circuito de Bares e Restaurantes, que acontece de 31 de outubro a 15 de novembro, reúne 12 estabelecimentos de Caicó.
Todos os pratos participantes são à base de carne de sol e queijo, com ingredientes de marcas do Feito Potiguar, valorizando a produção regional.
Estão inseridos no Circuito os seguintes estabelecimentos e pratos:
Oficinas da Cozinha Show:
Sexta-feira (31):
Sábado (1):
Concurso gastronômico
Sexta-feira (31):
Sábado (1):
Programação de shows musicais
Sexta-feira (31):
Sábado (1):
Fonte: G1RN
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou em seu discurso no Fórum Econômico Mundial,…
O Conselho Federal de Medicina (CFM) estuda impedir que 13 mil estudantes de Medicina do…
Uma criança de 10 anos morreu soterrada após o desmoronamento de uma casa devido às chuvas, na…
O Banco Central (BC) decretou nesta quarta-feira (21) a liquidação extrajudicial da Will Financeira S.A. Crédito,…
A terceira edição do "Sesc Parada na Ladeira" será realizada nesta quinta-feira (22), abrindo a…
1- Sábado (24) é dia de Clássico-rei! América-RN e ABC chegam em condições muito…
This website uses cookies.