Categories: Blog

Estudantes de Natal criam em sala de aula modelos de negócios viáveis para mercado de startups

Alunos das 1ª e 2ª séries do ensino médio de uma escola particular de Natal foram estimulados a desenvolver habilidades voltadas para o mundo dos negócios, dentro da disciplina Empreendedorismo e Liderança. Após quatro meses, ao final desta etapa, divididos em grupos, eles apresentaram um modelo para a abertura de uma startup.

No total, 38 projetos foram avaliados, levando em conta critérios como originalidade, funcionalidade, qualidade e apresentação. Os estudantes foram avaliados pela equipe de gestão da Incubadora Tecnológica IFRN Natal-Central (ITNC), formada pelos gestores Pablo Fernandes e Claudine Carrilho, e pelo CEO da empresa Loucos por Coxinha, Pablo Farias. Claudine e Pablo avaliaram a possibilidade de incubar o projeto; e Pablo Farias observou a possibilidade de investimento.

“A disciplina proporciona aos alunos a capacidade de compreender as mudanças econômicas, geoeconômicas, sociais, políticas e culturais e de atuar de forma ética, responsável e proativa, na construção de uma sociedade mais humana, sustentável e próspera”, detalha a diretora pedagógica do Colégio Porto, Ana Cristina Dias.

“O grande objetivo foi desenvolver neles a capacidade de tirar a ideia da cabeça e colocar no papel, em forma de projeto. Todos os grupos tinham grandes ideias e aqueles que foram vencedores conseguiram replicar, formalizar o projeto de uma maneira mais tangível, de forma que os avaliadores conseguiram enxergar ali uma sustentabilidade”, explicou o professor Fábio San Martin, que conduziu o projeto.

A primeira colocação ficou com o grupo da 2ª série B, que apresentou o TickToy, para a venda e troca de brinquedos por meio de aplicativo. O grupo é formado pelas estudantes Julia Azevedo, Anna Beatriz Dantas, Anna Ramalho, Marina Souto e Pietra Mendonça, e ganhou R$ 500 como premiação. “A gente se preocupou em criar uma ideia viável para se investir, diferente e que tivesse também a pegada da sustentabilidade”, afirmou a líder da equipe vencedora, Julia Azevedo.

O segundo lugar também ficou a mesma turma, com o projeto Unipower: Investimento e comercialização de energia renovável, dos estudantes João Eduardo, Paulo Vitor, Anísio, Eduardo José, João Pedro e Antônio. O terceiro lugar foi para a turma da 1ª série B, com o Economicar – Aplicativo de assistência e busca de postos e serviços automotivos com melhores valores, dos alunos Pedro Gentil, Valentina, Amanda, Maria Luiza e Marian.

Fonte: G1RN

Ponto de Vista

Recent Posts

COTAÇÕES DO DIA

DÓLAR COMERCIAL: R$ 5,2970 DÓLAR TURISMO: R$ 5,5030 EURO: R$ 6,1830 LIBRA: R$ 7,0830 PESO…

21 horas ago

Rodoanel é liberado após acidente com 5 carretas bloquear faixas na região de Embu das Artes

O Rodoanel foi liberado após um acidente envolvendo cinco carretas na manhã desta quinta-feira (4) provocar o bloqueio…

22 horas ago

CNU 2025: prova discursiva terá redação e questões; veja como funciona cada modelo

A prova discursiva da segunda edição do Concurso Nacional Unificado, aplicada neste domingo (7), é uma…

22 horas ago

PIB brasileiro fica estável e cresce 0,1% no 3º trimestre, diz IBGE

O Produto Interno Bruto (PIB) do Brasil variou 0,1% no terceiro trimestre de 2025, informou o…

22 horas ago

‘Choques e queima de equipamentos’: Maternidade é parcialmente esvaziada em Natal por causa de problemas elétricos

Pacientes da Maternidade Escola Januário Cicco, ligada à Universidade Federal do Rio Grande do Norte,…

22 horas ago

Lula abre reunião do Conselhão, que deve fazer balanço do grupo na COP 30 e discutir rumos da economia

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) abriu, nesta quinta-feira (4), a 6ª plenária…

22 horas ago

This website uses cookies.