Decisões em momentos de incertezas

Clauber Araújo

Em tempos de Crise anunciada, qual a melhor decisão a ser tomada pelos os empresários?

É hora de investir ou fica quieto, agir como acelerador ou freio de mão?

A tomada de decisão para melhores resultados parte da análise de muitas variáveis, situação essa que em a maioria da classe empresarial não tem o hábito e a iniciativa de fazer.

Em momentos de incertezas, onde todos já vivem a tão famosa crise, a importância da INFORMAÇÃO na tomada de decisões passou a ser ainda mais VITAL para as empresas.

O empresário precisa fazer uma análise do macro ambiente a qual está inserida sua empresa, o cenário econômico e político atual, além da análise externa e interna do seu negócio.

Após as analises iniciais podemos ter um panorama do momento que empresa vive, ou seja, em que estágio se encontra, podendo está em fase de Sobrevivência, Estabilidade, Crescimento e ou Desenvolvimento.

Saber em que fase se encontra faz toda a diferença, agora de forma estruturada deve-se realizar um planejamento estratégico, onde poderemos trilhar os caminhos a serem percorridos pela empresa.

Apesar da maioria dos setores econômicos estarem estagnados e com grande retração, alguns setores da área de comércio e serviços, por exemplo, ainda encontram-se em crescimento, como é o caso do segmento de Beleza e Bem-Estar, que só nos 8 primeiros meses desse cresceu cerca de 8%, faturando mais de 42 Bilhões de reais.

Em que momento a sua empresa se encontra? Como vai o seu seguimento? Quem é e como estão posicionados seus concorrentes? Essas informações são diferenciais nesse mercado tão competitivo e em crise, esses respostas podem fazer a sua empresa se posicionar melhor através de estratégias assertivas, fazendo com que a empresa economize dinheiro em investimentos errados, além dos desgastes e perca de tempo.

Procurar ajuda de empresas e profissionais especialistas em gestão de empresas pode fazer toda a diferença, antes que seja tarde demais para a empresa recuperar seu posicionamento no mercado.

Gerir uma empresa não é tarefa fácil e em tempos turbulentos fica ainda mais complicado, com clientes ainda mais exigentes e com uma concorrência acirrada fica parado esperando pela mudança da maré, não é a melhor opção. Se não houver vento, reme!

Clauber Araújo – Coach de Negócios, Consultor Empresarial e Palestrante

Ponto de Vista

Recent Posts

COTAÇÕES DO DIA

DÓLAR COMERCIAL: R$ 5,2970 DÓLAR TURISMO: R$ 5,5030 EURO: R$ 6,1830 LIBRA: R$ 7,0830 PESO…

18 horas ago

Rodoanel é liberado após acidente com 5 carretas bloquear faixas na região de Embu das Artes

O Rodoanel foi liberado após um acidente envolvendo cinco carretas na manhã desta quinta-feira (4) provocar o bloqueio…

18 horas ago

CNU 2025: prova discursiva terá redação e questões; veja como funciona cada modelo

A prova discursiva da segunda edição do Concurso Nacional Unificado, aplicada neste domingo (7), é uma…

18 horas ago

PIB brasileiro fica estável e cresce 0,1% no 3º trimestre, diz IBGE

O Produto Interno Bruto (PIB) do Brasil variou 0,1% no terceiro trimestre de 2025, informou o…

18 horas ago

‘Choques e queima de equipamentos’: Maternidade é parcialmente esvaziada em Natal por causa de problemas elétricos

Pacientes da Maternidade Escola Januário Cicco, ligada à Universidade Federal do Rio Grande do Norte,…

18 horas ago

Lula abre reunião do Conselhão, que deve fazer balanço do grupo na COP 30 e discutir rumos da economia

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) abriu, nesta quinta-feira (4), a 6ª plenária…

18 horas ago

This website uses cookies.