Categories: Blog

Consultoria Fiscal e Tributária

 

REDUÇÃO DA DEPENDÊNCIA DO FPM E DO ICMS –

Ainda que não se possa imaginar na utópica independência dos recursos transferidos da União e do Estado, mais precisamente via FPM – Fundo de Participação dos Municípios e ICMS – Imposto Sobre Operações de Circulação de Mercadorias e Sobre Prestações de Serviços de Transporte Interestadual e Intermunicipal e de Comunicação. Há, porém, como os Municípios desenvolverem esforço de melhoria de arrecadação de seus tributos próprios – IPTU, ITIV, ISS e TAXAS, bem como até de melhoria de arrecadação daquelas transferências da União e do Estado.

Quanto ao IPTU é indispensável atualizar o valor venal dos imóveis construídos ou não, se não a ponto de se obter o valor real mas pelo menos o mais próximo possível do real, atualizando-o anualmente pela variação do IPCA – Índice de Preços ao Consumidor Amplo. Ademais aplicando-se alíquotas progressivas em correspondência aos valores ou faixas de valores crescentes e reduzindo a isenção exclusivamente as imóveis de dimensões limitadas, destinados à residência ou à construção que se destine à residência do contribuinte. Sem falar que o imposto pode servir de estímulo à melhoria de transferência dos 50 por cento do IPVA, concedendo-se redução do percentual do IPTU devido se o veículo de propriedade do mesmo contribuinte for emplacado no Município.

Quanto ao ISSQN – Imposto Sobre Serviços de Qualquer Natureza, deve-se realizar fiscalização periódica – no máximo a cada 5 anos – daqueles contribuintes de atividades mais nobres, como bancárias e financeiras; construção civil; médico-hospitalares; diversões e lazer. Sem prejuízo de ser utilizado o imposto para estimular a ampliação de prestação de serviços, com redução de alíquota condicionada ao emprego de mão-de-obra local, o que mesmo assim resulta em incremento de arrecadação. Mantendo ainda controle da arrecadação espontânea ou por homologação levada a efeito pelos maiores contribuintes.

Também as taxas pelo exercício do poder de polícia, especialmente a Taxa de Licença de Atividade Econômica – tradicionalmente com a denominação superada de Taxa de Localização e Funcionamento – podem ser cobradas por valores mais ecpressivos em respeito à capacidade econômica dos contribuintes. Neste caso sendo o seu cálculo feito em relação ao valor bruto de receita ou faturamento, para o que deve ser solicitada cópia da declaração anual para a Receita Federal do Brasil ou do Informativo Fiscal para a Secretaria Estadual da Tributação, hipótese esta servindo para acompanhamento do valor adicionado para fins de ICMS.

Alcimar de Almeida Silva, Advogado, Economista, Consultor Fiscal e Tributário

Ponto de Vista

Recent Posts

COTAÇÕES DO DIA

  DÓLAR COMERCIAL: R$ 5,0090 DÓLAR TURISMO: R$ 5,2010 EURO: R$ 5,6090 LIBRA: R$ 6,6280…

24 horas ago

O que é a peste pneumônica e como ela se espalha?

A Organização Mundial da Saúde solicitou à Rússia mais informações sobre a morte de uma…

1 dia ago

Em carta, deputados dos EUA acusam governo Trump de tentar influenciar a eleição no Brasil

Em uma carta enviada ao Departamento de Estado dos Estados Unidos, 12 deputados norte-americanos acusaram…

1 dia ago

Precisa mesmo tomar whey? Veja quando o suplemento faz sentido — e quando é desnecessário

A popularização dos suplementos proteicos transformou o whey protein em presença constante nas academias, nas…

1 dia ago

Shake Shack, rede de hambúrgueres dos EUA, chega ao Brasil com plano de abrir 40 restaurantes

A rede americana Shake Shack chegará ao Brasil em 2027. A operação será comandada pela…

1 dia ago

Quem é o pastor Lucinho Barreto, condenado com a Igreja Lagoinha a pagar R$ 150 mil por discurso sobre beijo na boca da filha

O pastor Lúcio Barreto Júnior, condenado junto com a Igreja Batista da Lagoinha a pagar…

1 dia ago

This website uses cookies.