CONEXÃO EXPRESSO ORIENTE – Mário Roberto Melo

CONEXÃO EXPRESSO ORIENTE – Mário Roberto Melo

A Turquia é a bola da vez. O presidente turco, Recep Tayyip Erdoğan, convidou o presidente israelense, Isaac Herzog, para uma visita de reconciliação entre os dois países.

Desde que Erdoğan assumiu o poder em 2002, Turquia e Israel se afastaram. Em 2009 as relações diplomáticas entre os dois países pioraram, quando o líder turco apoiou explicitamente o Hamas, que é tipo pelo Ocidente como uma organização terrorista dentro da palestina. E enviou um barco com manifestantes turcos que vivem na Palestina com álibi de dizer que era ajuda humanitária aos palestinos.

A marinha israelense não permitiu a entrada do barco, por receio de envio de armas, houve troca de tiros e alguns manifestantes faleceram. Esse episódio quase gerou uma guerra entre a Turquia e Israel. Desde o ocorrido a Turquia retirou a embaixada Tel Aviv e o por consequência o governo israelense retirou sua embaixada de Ancara (capital turca).

De lá pra cá, o turismo que tinha caído cerca de 85% foi o termômetro que mostrou a melhor imagem entre os dois países. Entretanto, no último mês Erdoğan se aproximou do presidente israelense, Isaac Herzog. Ontem (09), o político israelense chegou à Turquia para se encontrar com presidente turco. Embora o tema fossem as relações diplomáticas futuras entre Israel e Turquia, eles não puderam deixar de lado o tópico que é a guerra entre Ucrânia e Rússia na Europa.

Turquia e Israel vem se empenhando como mediadores deste conflito europeu, dos últimos dias, o presidente israelense, Herzog, enfatizou a iniciativa de Erdoğan. Hoje, foi confirmado que a negociação do ministro dos negócios estrangeiros russos, Sergei Lavrov e seu colega ucraniano, Dmytro Kuleba, iriam a Turquia para dialogar sobre o fim da guerra entre Ucrânia e Rússia.

Os dois ministros se encontraram na cidade turca de Antalya, para ratificar o cessar-fogo e que este seja definitivo, embora a Ucrânia sempre venha afirmando que isto não existe, que os russos continuam bombardeando as cidades ucranianas.

O presidente turco, Erdoğan, por sua vez, disse que está fazendo todo o esforço possível para evitar uma enorme tragédia. O que importa é que finalmente o nível dos diálogos já chegou a um patamar mais elevado entre os ministros. Como se vê, já não se trata mais de uma mera delegação, trazendo assim muito mais esperança de que a guerra termine e traga sossego ao povo ucraniano. Até agora no conflito, 2 milhões e 200 mil pessoas já deixaram seu país e se refugiaram em países vizinhos como Moldávia, Roménia, Eslováquia e principalmente na Polônia.

 

 

 

 

 

Mário Roberto Melo – Correspondente do Blog Ponto de Vista, em Tel Aviv, Israel

As opiniões contidas nos artigos são de responsabilidade dos colaboradores
Ponto de Vista

Recent Posts

Trump diz que não usará força para tomar Groenlândia, mas exige negociação

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou em seu discurso no Fórum Econômico Mundial,…

15 horas ago

CFM quer impedir que 13 mil alunos de Medicina mal avaliados em exame nacional possam atender

O Conselho Federal de Medicina (CFM) estuda impedir que 13 mil estudantes de Medicina do…

16 horas ago

Criança morre soterrada após casa desabar durante forte chuva no ES; cidades têm deslizamentos e árvores caídas

Uma criança de 10 anos morreu soterrada após o desmoronamento de uma casa devido às chuvas, na…

16 horas ago

BC decreta liquidação extrajudicial do Will Bank, que integra conglomerado do banco Master

O Banco Central (BC) decretou nesta quarta-feira (21) a liquidação extrajudicial da Will Financeira S.A. Crédito,…

16 horas ago

‘Sesc Parada na Ladeira’ terá show gratuito de Saulo Fernandes nesta quinta-feira (22) em Natal

A terceira edição do "Sesc Parada na Ladeira" será realizada nesta quinta-feira (22), abrindo a…

16 horas ago

PONTO DE VISTA ESPORTE – Leila de Melo

  1- Sábado (24) é dia de Clássico-rei! América-RN e ABC chegam em condições muito…

16 horas ago

This website uses cookies.