CONEXÃO EXPRESSO ORIENTE – Mário Roberto Melo

 

 

O Ministro da Defesa israelense, Benny Gantz, convidou o presidente da Autoridade Palestina, Mahmoud Abbas, para retomar os diálogos de paz emperrados desde 2014 por intransigência do governo do antigo primeiro ministro, Benjamin Netanyahu.

Na terça-feira à noite, uma delegação de altos funcionários palestinos liderada por Abbas, de 86 anos, discutiu temas de “segurança e economia” na residência de Gantz, em Rosh Haayin (centro).

Contudo, ao invés de acordo de paz, a reunião deu indício de que um novo conflito pode estar por vir. O Hamas que é contrário a qualquer acordo com Israel, começou a disparar contra sul do Estado Judeu e um israelense foi ferido em um ataque a tiros na fronteira de Gaza.

Militares israelenses disseram ter reagido aos tiros com disparos de tanques, visando as posições do Hamas na Faixa de Gaza. Eles destruíram alguns escritórios do Hamas, organização considerada terrorista pelo Ocidente.

Após o encontro, o ministério da defesa israelense divulgou que este encontro facilitará a entrada de centenas de empresários palestinos em Israel, como também aumentar o número de entrada de palestinos para trabalhar no território judeu.

Porém, do outro lado em Gaza, o Hamas anunciou que se encontrar com o ministro da defesa israelense, Benny Gantz, é simplesmente aprofundar as divisões políticas palestinas e incentivar uma acomodação com ocupação (termo usado pelo militantes islâmicos para Israel).

A fronteira estava calma desde maio deste ano e agora, os próximos dias, dirão o que será do sul do país, com a Faixa de Gaza, trazendo mais uma vez incerteza, insegurança e suspense para quem mora por ali.

 

 

 

 

Mário Roberto Melo – Correspondente do Blog Ponto de Vista, em Tel Aviv, Israel

As opiniões contidas nos artigos são de responsabilidade dos colaboradores
Ponto de Vista

Recent Posts

Trump diz que não usará força para tomar Groenlândia, mas exige negociação

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou em seu discurso no Fórum Econômico Mundial,…

18 horas ago

CFM quer impedir que 13 mil alunos de Medicina mal avaliados em exame nacional possam atender

O Conselho Federal de Medicina (CFM) estuda impedir que 13 mil estudantes de Medicina do…

18 horas ago

Criança morre soterrada após casa desabar durante forte chuva no ES; cidades têm deslizamentos e árvores caídas

Uma criança de 10 anos morreu soterrada após o desmoronamento de uma casa devido às chuvas, na…

18 horas ago

BC decreta liquidação extrajudicial do Will Bank, que integra conglomerado do banco Master

O Banco Central (BC) decretou nesta quarta-feira (21) a liquidação extrajudicial da Will Financeira S.A. Crédito,…

18 horas ago

‘Sesc Parada na Ladeira’ terá show gratuito de Saulo Fernandes nesta quinta-feira (22) em Natal

A terceira edição do "Sesc Parada na Ladeira" será realizada nesta quinta-feira (22), abrindo a…

18 horas ago

PONTO DE VISTA ESPORTE – Leila de Melo

  1- Sábado (24) é dia de Clássico-rei! América-RN e ABC chegam em condições muito…

18 horas ago

This website uses cookies.