CONEXÃO EXPRESSO ORIENTE – Mário Roberto Melo

 

 

Tudo indica que neste natal os astrônomos ganharam um grande presente da Nasa, o lançamento do telescópio James Webb. Seu lançamento estava previsto para dia 22 de dezembro, mas foi contatada uma falha no adaptador que prenderia o telescópio ao foguete.

O telescópio James Webb é tido como o sucessor do Hubble, mas este não será aposentado. O novo telescópio vai complementar o Hubble que opera desde 1990. O Webb custou 10 bilhões de dólares.

O novo telescópio orbitará o sol, a 1,5 milhão de quilômetros da Terra.

O James Webb permitirá aos astrônomos enxergar coisas no universo que não eram possível antes. O telescópio irá permitir enxergar bem mais longe, porque seu espelho primário tem 6,5m de diâmetro, quase três vezes maior do que o do Hubble.

Outra diferença básica entre os dois telescópios é que o Hubble orbita a uma altitude de 570km acima da Terra, onde o frio e a atração gravitacional influem na imagem.

Caso o telescópio James Webb seja lançado no dia 24 de dezembro, dentro de cinco anos ele irá chegar ao seu destino e poderá enviar imagens a Terra.

O único grande problema do novo telescópio foi seu preço. Se algo acontecer a ele, ao contrário do Hubble, a Nasa não poderá enviar um robô para consertá-lo. Devido a sua distância, enviar um robô para conserto seria equivalente a enviar um novo telescópio ao espaço.

Os olhos humanos nunca estiveram tão abertos para o universo como agora. A missão básica desse telescópio é investigar o passado e o futuro do cosmos, nesse aspecto inclusive, o Hubble nos ajudou a redefinir a idade do mundo, onde descobriu buracos negros e revelou as primeiras imagens do espaço profundo.

A comunidade científica espera muito mais do James Webb, uma vez que será possível estudar 100 objetos cósmicos ao mesmo tempo e enxergar as mais fracas das luzes. Desta maneira será possível ampliar infinitamente o cenário que se tem hoje do Universo.

 

 

 

 

 

Mário Roberto Melo – Correspondente do Blog Ponto de Vista, em Tel Aviv, Israel

As opiniões contidas nos artigos são de responsabilidade dos colaboradores
Ponto de Vista

Recent Posts

Trump diz que não usará força para tomar Groenlândia, mas exige negociação

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou em seu discurso no Fórum Econômico Mundial,…

17 horas ago

CFM quer impedir que 13 mil alunos de Medicina mal avaliados em exame nacional possam atender

O Conselho Federal de Medicina (CFM) estuda impedir que 13 mil estudantes de Medicina do…

17 horas ago

Criança morre soterrada após casa desabar durante forte chuva no ES; cidades têm deslizamentos e árvores caídas

Uma criança de 10 anos morreu soterrada após o desmoronamento de uma casa devido às chuvas, na…

18 horas ago

BC decreta liquidação extrajudicial do Will Bank, que integra conglomerado do banco Master

O Banco Central (BC) decretou nesta quarta-feira (21) a liquidação extrajudicial da Will Financeira S.A. Crédito,…

18 horas ago

‘Sesc Parada na Ladeira’ terá show gratuito de Saulo Fernandes nesta quinta-feira (22) em Natal

A terceira edição do "Sesc Parada na Ladeira" será realizada nesta quinta-feira (22), abrindo a…

18 horas ago

PONTO DE VISTA ESPORTE – Leila de Melo

  1- Sábado (24) é dia de Clássico-rei! América-RN e ABC chegam em condições muito…

18 horas ago

This website uses cookies.