CONEXÃO EXPRESSO ORIENTE – Mário Roberto Melo

As lições que Israel deu, como exemplo para o mundo no combate ao novo coronavírus são realmente formidáveis. Tudo começou com o planejamento, empenho do governo e adesão popular. O país avançou rapidamente para imunização de toda sua população adulta.

O primeiro passo foi dado no dia 11 de novembro de 2020, precisamente às 19h (horário local), quando o Primeiro Ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, ligou para Albert Bourla, presidente mundial da farmacêutica americana Pfizer e iniciaram a compra das vacinas para o país judeu. As negociações foram muito rápidas, prova disso é que em dezembro de 2020 eu já estava vacinado.

No meio de janeiro deste ano, 39% da população já estava vacinada e 90% das pessoas acimas de sessenta anos já haviam recebido a segunda dose da vacina. Desta maneira os números de contaminados que já haviam alcançado a marca de 11 mil infectados por dia foram baixando rapidamente. O índice de contágio dos últimos três meses é de 5 a 50 pessoas infectadas.

O governo decidiu abrir tudo, embora guardando algumas restrições que desde o último domingo foram diminuídas também. Agora a única exigência do governo é o uso de máscara em locais fechados. Tudo está funcionando normalmente, espera-se que a economia se reestabeleça e que o desemprego volte a desaparecer. Antes do novo coronavírus, Israel tinha apenas 32 mil desempregados e no auge da pandemia por aqui esses números chegaram a 1 milhão e cem mil. Atualmente, cerca de 300 mil.

O único aspecto que ainda não foi normalizado aqui em Israel foi o turismo internacional. O país judeu só aceita entrada de turistas estrangeiros com comprovante da vacinação. Outro aspecto que o governo exige é que o cidadão israelense que vá ao exterior só possa ir para os países considerados “verdes” e para minha tristeza, o Brasil não está nessa lista.

 

 

 

Mário Roberto Melo – (Correspondente do Blog Ponto de Vista, em Tel Aviv, Israel)

As opiniões contidas nos artigos são de responsabilidade dos colaboradores
Ponto de Vista

Recent Posts

Trump diz que não usará força para tomar Groenlândia, mas exige negociação

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou em seu discurso no Fórum Econômico Mundial,…

22 horas ago

CFM quer impedir que 13 mil alunos de Medicina mal avaliados em exame nacional possam atender

O Conselho Federal de Medicina (CFM) estuda impedir que 13 mil estudantes de Medicina do…

22 horas ago

Criança morre soterrada após casa desabar durante forte chuva no ES; cidades têm deslizamentos e árvores caídas

Uma criança de 10 anos morreu soterrada após o desmoronamento de uma casa devido às chuvas, na…

23 horas ago

BC decreta liquidação extrajudicial do Will Bank, que integra conglomerado do banco Master

O Banco Central (BC) decretou nesta quarta-feira (21) a liquidação extrajudicial da Will Financeira S.A. Crédito,…

23 horas ago

‘Sesc Parada na Ladeira’ terá show gratuito de Saulo Fernandes nesta quinta-feira (22) em Natal

A terceira edição do "Sesc Parada na Ladeira" será realizada nesta quinta-feira (22), abrindo a…

23 horas ago

PONTO DE VISTA ESPORTE – Leila de Melo

  1- Sábado (24) é dia de Clássico-rei! América-RN e ABC chegam em condições muito…

23 horas ago

This website uses cookies.