Os dois primeiros caças supersônicos multi-função Lookhead Martin F-35, na sua nova versão, chegarão para a Força Aérea israelense no dia 12 de dezembro deste ano, enquanto outros seis serão entregues no decorrer de 2017. Imediatamente após o recebimento, uma das novas aeronaves será usada para ensaios e testes, a fim de que seus sistemas sejam ajustados ás exigências operacionais da aviação militar de Israel, em campos como das comunicações e do voo de características furtivas. Israel encomendou 75 unidades F-35 de pouso e decolagem convencionais. Ou seja, esses aviões também podem subir ou aterrissar como se fossem helicópteros. Logo, não precisarão usar toda a extensão da pista. Mas Israel prefere o voo convencional de aterrissagem e decolagem. Enquanto isso, aqui em Israel, já foi montada a unidade de manutenção numero 22, da aviação israelense, que prepara oficinas dedicadas a setores específicos da manutenção dos caças F-35. Como por exemplo, o centro de apoio, a preservação de materiais compostos, como a fibra de carbono. O numero mais recente para o valor unitário de cada aeronave é em torno de U$ 83 milhões, já incluído o rateio dos custo de suprimento, treinamento e documentação. Na hipótese dessa estimativa estar próxima da realidade, cada F-35 estaria saindo U$ 9 milhões mais caro que os F-16 ofertados recentemente a Força Aérea do Paquistão. As autoridades de Israel estão contudo precisando fazer outros investimentos, derivados da importação do jato, como bancar as modificações que a empresa Rafaeli vem sendo realizados em alguns modelos misseis e sensores de armamento, para eles serem acoplados a essas aeronaves. Eu tenho orgulho de dizer que eu faço essas peças para a empresa Rafaeli.
Mario Roberto Melo – Correspondente do Blog Ponto de Vista, em Tel Aviv
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