O Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa), da Força Aérea Brasileira (FAB), iniciou a investigação da queda de um girocóptero que matou duas pessoas nesta segunda-feira (21) na Região Costa Branca do Rio Grande do Norte.
O girocóptero caiu na praia de Areias Alvas, entre os municípios de Grossos e Tibau. Morreram no acidente Flavius Neves, de 66 anos, e Geraldo Francisco da Silva, de 42. Flavius Neves era piloto de girocóptero, mas vídeos nas redes sociais mostraram ele como passageiro da aeronave no dia do acidente.
Segundo a FAB, investigadores do Segundo Serviço Regional de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Seripa II) foram acionados para realizar um “Ação Inicial” da ocorrência.
Na “Ação Inicial”, de acordo com a FAB, são aplicadas técnicas específicas por profissionais qualificados e credenciados, que são responsáveis por:
A FAB informou que a previsão é que a conclusão dessa investigação ocorra “no menor prazo possível, dependendo sempre da complexidade da ocorrência e, ainda, da necessidade de descobrir os possíveis fatores contribuintes”.
Quando concluído, o relatório final será publicado no site do Cenipa. O Centro informou que o relatório representa o posicionamento oficial em relação ao resultado final das investigações.
As investigações conduzidas pelo Cenipa, segundo a FAB, têm como único objetivo contribuir para a prevenção de acidentes aeronáuticos, “disseminando lições aprendidas por meio dos Relatórios Finais de investigação e, quando aplicáveis, por meio das Recomendações de Segurança”.
“Os trabalhos não têm o propósito de atribuir culpa ou responsabilidade civil ou criminal em um acidente aeronáutico, mas, sim, identificar possíveis fatores contribuintes que possibilitem elucidar eventuais aspectos técnicos relacionados à ocorrência aeronáutica, com o objetivo de preservar vidas por meio do fortalecimento da segurança do transporte aéreo”, informou.
O piloto Flavius Neves, de 66 anos, que morreu na do girocóptero, considerava a aeronave a “condução mais segura do mundo”. A declaração foi feita por ele em um vídeo enviado à Inter TV Costa Branca no dia 4 de abril, cerca de duas semanas antes do acidente.
No vídeo, Flavius explicava uma manobra que ele tinha realizado com o girocóptero sobre a cidade de Areia Branca, e que tinha sido confundida com a queda de um helicóptero.
“O girocóptero é uma das aeronaves mais seguras do mundo. A aviação é 240 vezes mais segura que andar de moto e 60 vezes mais segura que andar de carro. E o girocóptero, dentro da aviação, é mais seguro ainda. Então nós podemos dizer que o girocóptero, hoje, é a condição mais segura do mundo”, afirmava Flavius no vídeo.
O piloto ainda afirmava no vídeo que as hélices acima do girocóptero eram movidas pelo vento, o que o permitia planar. Além disso, a aeronave conta com um motor aeronáutico. De acordo com ele, mesmo se o motor desse pane, era possível pousar.
Flavius ainda afirmou que já tinha viajado cinco vezes de Santa Catarina a Natal na aeronave e quatro vezes de Natal a São Luis, no Maranhão.
Flavius fazia lives mostrando voos. Em imagens registradas no dia do acidente ele aparece como passageiro de uma das aeronaves. Uma banhista filmou o momento da queda da aeronave, ocorrida por volta das 16h30.
Segundo o histórico no perfil de Flavius no Tik Tok, a última live ocorreu entre às 16h01 e 16h34, justamente o horário aproximado do acidente. O vídeo, no entanto, não está publicado no perfil do piloto.
O acidente atraiu a atenção de curiosos e imagens dos destroços começaram a circular pelas redes sociais.
As vítimas ficaram presas às ferragens. O Corpo de Bombeiros foi acionado e esteve no local para atender a ocorrência.
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