A Caixa Econômica Federal continuou, em agosto, no topo da lista das instituições com maior volume de reclamações em relação ao tamanho do seu conglomerado. De acordo com o ranking, divulgado ontem pelo Banco Central, o total de pontos recebidos pela Caixa, em agosto, caiu de 12,85 para 10,94, mas, mesmo assim, a instituição manteve a liderança na lista.
O resultado é proveniente de 842 reclamações consideradas como procedentes pelo BC, de um total de 76,952 milhões de clientes. Essa classificação por pontos é gerada com base em um índice que leva em conta instituições que receberam o maior volume de queixas de usuários de seu serviço em relação ao total de clientes. Todas são avaliadas pelo BC pelo seu conglomerado.
O Bradesco manteve a segunda colocação no ranking de queixas em agosto. A instituição recebeu 833 reclamações consideradas procedentes, o que levou o banco a receber 10,90 pontos, ante 12,80 pontos registrados em julho. O Bradesco tem 76,380 milhões de clientes.
O Banco Itaú, que ocupava em julho a quinta colocação na lista divulgada pelo BC, subiu para o terceiro lugar, com um índice de 6,84 pontos (6,91 pontos de julho). O conglomerado recebeu 407 reclamações e tem um total de 59,422 milhões de clientes.
Na quarta posição, com 6,75 pontos (7,12 pontos em julho) continua o Santander. Foram registradas em agosto 221 reclamações consideradas procedentes pelo BC. A instituição tem um total de 32,729 milhões de clientes.
Na quinta posição aparece o HSBC, com 6,04 pontos. Em julho, o conglomerado ocupava a terceira posição, com 7,56 pontos. De acordo com os dados do ranking divulgado pelo BC, em agosto, o HSBC recebeu 76 reclamações. A base de clientes da instituição é de 12,579 milhões.
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