Em 2013 foram quase 21 milhões de encomendas feitas por brasileiros em sites estrangeiros, sobretudo nos Estados Unidos e na China. Para 2014, a previsão da empresa Ebit, especializada em comércio eletrônico, é de crescimento de 20% nesta movimentação. Apesar da comodidade, muitos brasileiros que já aderiram à prática se queixam da demora na entrega dos pacotes comprados no exterior – trabalho dos Correios.
Produtos com frete grátis são embarcados sob o código postal ‘R’, criado originalmente para servir de comunicação entre parentes e amigos, segundo o chefe do Departamento Internacional da empresa, Alberto de Mello Mattos.
Este tipo de encomenda sequer é rastreado dentro do Brasil e tem prazo de entrega de 30 dias depois de entrar no país. Outras modalidades expressas, cujos códigos começam com as letras “E”, “L” e “C”, têm rastreamento e o envio priorizado. Porém, custam mais.
O Chefe do Departamento Internacional dos Correios explicou que tenta chegar a um acordo com comerciantes chineses para adequar as entregas.
Os Correios e a Secretaria Nacional do Consumidor produziram um boletim para orientar quem compra no exterior – informações que podem ser consultadas no próprio site dos Correios.
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