A Azul começou a vender passagens da companhia aérea portuguesa TAP, testando um acordo comercial que deve ser iniciado nas próximas semanas. O empresário David Neeleman, controlador da Azul, assinou o contrato de compra da antiga companhia aérea estatal, em Lisboa, por meio do consórcio Gateway, que venceu a privatização e tem Neeleman entre os acionistas.
Por enquanto, as passagens estão disponíveis apenas para algumas poucas agências de viagens no Brasil. Passada a fase de testes, elas serão oferecidas no site da empresa, de acordo com Neeleman. A estratégia do novo dono da TAP para a empresa portuguesa é usar aviões menores para fazer os voos para o Brasil, o que viabilizaria que a empresa voasse para muitas outras cidades menores que as capitais.
Assim como pretende fazer com a United, a intenção de Neeleman é conectar a malha da TAP à da Azul e usar os passageiros de uma empresa para encher o voo da outra. Hoje, cerca de 40% dos clientes que viajam na TAP voam na rota entre o Brasil e a Europa. A TAP já atende 12 destinos brasileiros, mas, com o novo avião (o A321) e conexões com a Azul, poderia voar para outras cidades.
As sinergias entre TAP e Azul também pesaram nas negociações para a compra de aeronaves da Airbus. Neeleman, anunciou esta semana a compra de 53 aviões da Airbus para renovar a frota da TAP. Ele detém 49,9% do consórcio Gateway, dono da TAP, e o empresário português Humberto Pedrosa, dono do grupo de transporte Barraqueiro, é dono de fatia de 50 1%.
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