ATENÇÃO BÁSICA EM SAÚDE COMO ESTRATÉGIA PAR AO DIAGNÓSTICO PRECOCE DO CÂNCER –
A Organização Mundial de Saúde (OMS) define a atenção básica como “um conjunto de ações de saúde, no âmbito individual e coletivo, que abrangem a promoção e a proteção da saúde, a prevenção de agravos, o diagnóstico, o tratamento, a reabilitação e a manutenção da saúde”. É implementada sob forma de trabalho em equipe, dirigida a populações de territórios definidos.
Tais ações perpassam pelo contato preferencial dos usuários com os sistemas de saúde, visando a universalidade, a acessibilidade, a coordenação do cuidado, o vínculo, a continuidade, a integralidade, a responsabilização, a humanização, a equidade e a participação social.
O câncer apresenta-se como um dos mais prementes problemas de saúde pública no mundo inteiro. A Organização Mundial de Saúde estima que 27 milhões de novos casos surgirão em 2030, assim como, haverá 17 milhões de mortes. Nesse sentido, a atenção básica tem um papel preponderante nas ações de controle do câncer. Mais ainda, não só nas ações de promoção e prevenção, como comumente se imagina, mas também, em ações de cuidados paliativos e no suporte ao paciente oncológico, durante todo o tratamento.
Para além, o controle do câncer exige ações que incluam, conforme o Instituto Nacional do Câncer (INCA), educação em saúde, em todos os níveis da sociedade; promoção e prevenção orientadas à indivíduos e grupos, não esquecendo da ênfase em ambientes de trabalho e nas escolas; geração de opinião pública; apoio e estímulo à formulação de leis, que permitam monitorar a ocorrência de casos.
A atenção básica é importante, ampla e se impõe como desafio. Ao orientar-se pela universalidade e acessibilidade, mostra que a preocupação com a saúde deve ser igual para todos, sem distinções de qualquer tipo. Se faz necessário, ainda, diagnósticos precoces e condutas terapêuticas, cada vez mais antecipadas, relativas ao enfrentamento ao câncer.
Frente a tal contexto, a Casa de Apoio à Criança com Câncer Durval Paiva atua, há 27 anos, para ser referência na excelência do acolhimento e nas práticas de promoção do diagnóstico precoce do câncer infantojuvenil.
Ana Carolina Galvão – Assistente Social da Casa Durval Paiva, CRESS/RN 3731
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou em seu discurso no Fórum Econômico Mundial,…
O Conselho Federal de Medicina (CFM) estuda impedir que 13 mil estudantes de Medicina do…
Uma criança de 10 anos morreu soterrada após o desmoronamento de uma casa devido às chuvas, na…
O Banco Central (BC) decretou nesta quarta-feira (21) a liquidação extrajudicial da Will Financeira S.A. Crédito,…
A terceira edição do "Sesc Parada na Ladeira" será realizada nesta quinta-feira (22), abrindo a…
1- Sábado (24) é dia de Clássico-rei! América-RN e ABC chegam em condições muito…
This website uses cookies.