SUBIR AO PÓDIO –

Vocês já perceberam a falta de entusiasmo com que alguns atletas de certas modalidades esportivas – destaque para o futebol, desprezam a premiação de “segundo” lugar?

Ao receberem as medalhas, cabisbaixos, nem deixam colocá-las no pescoço – é como uma desonra ostentar, diante do adversário e do público torcedor, que lutou de igual para igual e, como não é possível dois campeões, o “vice” passa a ser um infortúnio.

Precisamos entender que o vencedor não surge por si só. É necessário um esforço reativo para que o resultado final seja o óbvio: um perde e outro ganha. Porém ambos se prepararam e se dedicaram para subir ao pódio. E o pódio é o lugar que exalta aqueles que lutaram e como tal são apresentados como vencedores das competições esportivas.

Lembro-me do tempo de estudante primário e ginasial, o quanto aprendi com o primeiríssimo lugar de todas as turmas – o grande amigo Luiz Gonzaga Pontes Pessoa. Competir eticamente me fez feliz, até hoje, por estar ao seu lado e, imagine só, ele me ensinando as tarefas e me incentivando ao estudo diário, na sua casa, lá no querido bairro do Alecrim. Tem desprendimento maior deste verdadeiro ganhador?

Na trajetória da vida, muitas vezes deixei de subir ao pódio, porém, em todas essas ocasiões aplaudi e vibrei com o sucesso daqueles que ali estavam.

Em outras, mesmo estando no pódio, sempre entendi que todos tinham os seus méritos, e que um degrau acima ou abaixo era apenas uma classificação, nunca uma derrota.

Guardo algumas medalhas do tempo que a juventude favorecia disputá-las. Hoje elas são lembranças de que algum esforço foi dispendido, que algum sorriso espelhou alegria e que alguma gratidão foi externada.

Pergunto-me, quantas e quantas vezes deixamos de conduzir ao pódio aqueles verdadeiramente vencedores: nossos pais, nossos professores, nossos amigos, nossos filhos, enfim.

Quantos deixamos de aplaudir por dedicarem suas vidas ao bem?

Em quantos pódios não deveriam subir os doentes, os idosos e crianças abandonadas pelas sarjetas e corredores hospitalares?

Quantas medalhas não merecem os humildes, os que se dedicam a cuidar de outros menos afortunados?

Quantos louros não seriam dignos aos voluntários em todo o mundo, que buscam dar sopros de vida aos refugiados?

Quantos aplausos não seriam necessários aos profissionais que se empenham em exercer suas atividades com ética, dedicação e respeito humano?

Portanto, estar no pódio é apenas uma contingência de momento. Estaremos sempre nos revezando entre os primeiros e os últimos, conforme nossas atitudes e ações que favoreçam as virtudes da misericórdia com o próximo.

Não desista da linha de chegada.

Tome como exemplo a suíça Gabriele Andersen, que nos Jogos Olímpicos de Verão em Los Angeles (1984), que, extenuada, quase desmaiando, no limite de suas forças e da consciência, conseguiu recusar ajuda e cruzar a linha de chegada, entrando para a história com uma das 44 mulheres que completaram a prova naquele dia de forte calor e sol intenso.

Depois de passar a linha de chegada eu me deixei cair ao chão, sabendo que eu havia completado”, disse ela em recente entrevista.

Portanto, caros atletas, não se reprimam, não se envergonhem, não façam ‘beicinho’, por não estarem no mais alto patamar do pódio.

Somos vencedores quando amamos!

Experimente aplaudir!

Ponto de Vista

Recent Posts

COTAÇÕES DO DIA

DÓLAR COMERCIAL: R$ 5,1840 DÓLAR TURISMO: R$ 5,1840 EURO: R$ 5,9040 LIBRA: R$ 6,8750 PESO…

6 horas ago

Prévia da inflação perde força pelo 2º mês e fecha junho em 0,41%

A prévia da inflação oficial de junho ficou em 0,41%. Esse resultado representa que o…

6 horas ago

CineOP transforma Ouro Preto em capital da memória audiovisual

As ladeiras de Ouro Preto voltarão a ser ocupadas pelo cinema. Não apenas pelas telas…

6 horas ago

Copa 2026: jogos desta quinta-feira definem grupos D, E e F

A Copa do Mundo 2026 terá, nesta quinta-feira (25), a terceira e última rodada da…

7 horas ago

Próximo jogo do Brasil: veja data e horário na segunda fase

O Brasil está classificado para a segunda fase da Copa do Mundo 2026 como líder do Grupo…

7 horas ago

Brasil, EUA e Europa enviam equipes de resgate e ajuda humanitária à Venezuela após terremotos devastadores

Diversos países do mundo lamentaram os terremotos que devastaram a Venezuela na quarta-feira e anunciaram nesta quinta-feira…

7 horas ago

This website uses cookies.