AMOR E AMIZADE – 

Amizade é uma questão de DNA, de semelhanças genéticas. Essa descoberta científica foi “adivinhada” por Platão e Aristóteles. O primeiro ensinava que “A similaridade gera a amizade”. Semelhantemente pensava o outro.

Entre outras, a prestigiosa Universidade de Stanford pesquisou e provou que entre amigos há uma similaridade genética. Também a sabedoria popular assim identificou: “Pássaros da mesma plumagem voam juntos”. Com toda certeza, o DNA comum aproxima as famílias.

Há fatores reconhecidos que possibilitam a identificação de amigos, como: a idade, nível educacional, gostar das mesmas coisas, etnia etc.

Geralmente, a escolha de amigos obedece a esses padrões de semelhanças, mas, na aparência, seriam independentes. O mestre Mário Moacyr Porto cunhou a frase: “Amigo é um irmão que a gente escolhe”.

Líderes religiosos conceituam aproximando à relação amorosa. São Paulo diz que “Amizade dilata o horizonte do amor”. Santo Agostinho define: “Amizade é também uma forma de amor”. Entre nós, Câmara Cascudo é mais incisivo: “Amizade é amor sem sexo”.

Amor e amizade andam sempre juntos. No amor e na amizade, nada é excessivo. Ambos integram o bem-estar humano. Todo o planeta assiste a uma mudança de comportamento acerca das relações homoafetivas. Cada vez mais, há países que reconhecem o casamento entre pessoas do mesmo sexo. O que ainda é crime entre algumas legislações, na maioria é reconhecida e até aplaudida. Seguem a lição de Santo Agostinho, “A medida do amor é amar sem medidas”.

O Brasil tem mudado, em razão de movimentos eficazes de afrodescendentes. Exceto que a miscigenação histórica fez diminuir essa estupidez humana. O povo tem expressões carinhosas para designar outras etnias. Ao imigrante japonês, dizemos “japona”, como dizemos a expressão afetiva “meu neguinho”. O preconceito racial, continua a separar, ferir e humilhar pessoas, mas sopram bons ventos, brisas.

Os Estados Unidos, que utilizavam a regra “one-drop rule”, que quer dizer: uma gota de sangue negro seria suficiente para continuar negro, ainda que um norte-americano fosse louro e tivesse os olhos azuis. A mudança singular parece ter começado com um negro integrando a Suprema Corte. Seria inimaginável a eleição de Obama na presidência. Recentemente, a Universidade de Havard escolheu uma presidente negra.

Qualidades humanas, a bondade e a solidariedade são superiores à erudição e até mesmo à inteligência. Ambas são imprescindíveis à verdadeira amizade e são essenciais ao amor.

Graças a Deus, a amizade entre pessoas, como o sertão, na frase famosa de Guimarães Rosa, está em toda parte. A amizade é essencial a uma vida saudável e é indispensável como a própria vida.

 

 

 

 

 

 

Diogenes da Cunha Lima – Advogado, Poeta e Presidente da Academia de Letras do RN

As opiniões contidas nos artigos são de responsabilidade dos colaboradores
Ponto de Vista

Recent Posts

Trump diz que não usará força para tomar Groenlândia, mas exige negociação

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou em seu discurso no Fórum Econômico Mundial,…

22 horas ago

CFM quer impedir que 13 mil alunos de Medicina mal avaliados em exame nacional possam atender

O Conselho Federal de Medicina (CFM) estuda impedir que 13 mil estudantes de Medicina do…

22 horas ago

Criança morre soterrada após casa desabar durante forte chuva no ES; cidades têm deslizamentos e árvores caídas

Uma criança de 10 anos morreu soterrada após o desmoronamento de uma casa devido às chuvas, na…

22 horas ago

BC decreta liquidação extrajudicial do Will Bank, que integra conglomerado do banco Master

O Banco Central (BC) decretou nesta quarta-feira (21) a liquidação extrajudicial da Will Financeira S.A. Crédito,…

22 horas ago

‘Sesc Parada na Ladeira’ terá show gratuito de Saulo Fernandes nesta quinta-feira (22) em Natal

A terceira edição do "Sesc Parada na Ladeira" será realizada nesta quinta-feira (22), abrindo a…

22 horas ago

PONTO DE VISTA ESPORTE – Leila de Melo

  1- Sábado (24) é dia de Clássico-rei! América-RN e ABC chegam em condições muito…

22 horas ago

This website uses cookies.