A SELEÇÃO DE FUTEBOL DO RIO GRANDE, ANO DE 1962 – Berilo de Castro

A SELEÇÃO DE FUTEBOL DO RIO GRANDE, ANO DE 1962 –

Até a década de 1960, a CBD ( Confederação Brasileira de Desportos) hoje, CBF (Confederação Brasileira de Futebol), tinha em seu calendário de atividades esportivas o campeonato nacional de seleções estaduais.

O certame, era disputado de dois e dois anos e mexia de verdade com os nervos, os brios e os corações dos admiradores do futebol de suas regiões.

No ano de 1962, a seleção do Rio Grande do Norte, entrou em cena e em campo na competição nacional. O comando da comissão técnica foi entregue ao experiente e competente treinador Eugênio Barros, que dirigia na época, a boa e organizada equipe do Globo Futebol Clube, no campeonato da cidade.

Feita a convocação, foram iniciados os treinamentos. A equipe titular ficou assim escalada: Ribamar, Gaspar, Piaba, Berilo e Jacio; Clodoaldo e Jorginho; Cocó, Saquinho, Zé Maria e Ferreira.

Nosso primeiro compromisso foi com a boa e bem preparada seleção cearense.

O regulamento previa dois jogos, um em cada sede regional. Escolha feita através de sorteio (?). Ficamos como sede do primeiro jogo (nada bom!) .

O embate inicial, aconteceu em uma bela tarde de domingo no Estádio Juvenal Lamartine, super lotado com o apoio total e maciço da nossa torcida. Jogo bem disputado, terminando com uma bela vitória da nossa equipe, por um escore de 3X1, com dois gols de Saquinho e um de Zé Maria.

Na semana seguinte, viajamos para a capital cearense imbuídos de uma apresentação vitoriosa e uma louvável classificação.

O segundo jogo, foi realizado na tarde quente do domingo. Dia festivo na capital cearense; Estádio Presidente Vargas ( o PV), super lotado e torcida cearense vibrante e eufórica.

Na época, o arbitragem era local. O árbitro escolhido foi sua “excelência”, o super patriota, o paizão, Vicente Trajano.

Jogo iniciado diante de muita empolgação da torcida adversária; tecnicamente equilibrado e bom de ser visto.

Decorridos uns vinte minutos do início da partida, o nosso zagueiro Piaba, disputou uma jogada leal, porém ríspida, como de costume para um jogador viril e guerreiro como o caracterizava.

O árbitro, não teve contemplação e o expulsou de campo (na época não existia o cartão de advertência). O nosso goleiro Ribamar, indignado e não aceitando a expulsão, chutou a bola para longe do local da infração; o árbitro, não teve conversa e o expulsou também. O nosso treinador, foi obrigado a tirar um atacante, o ponta esquerda Ferreira, para entrada do goleiro reserva.

O rumo da partida mudou totalmente, a casa caiu, passamos literalmente só a se defender. Final da partida: uma “senhora” goleada de 6X1.

Com uma vitória para cada equipe, houve necessidade de uma terceira e decisiva partida. O embate foi marcado para a noite da quarta-feira próxima. O time, bastante abatido e abalado pelo resultado do jogo anterior, perdeu novamente pelo escore de 2X0. Assim, de forma melancólica e zero de moral, chegava o fim a nossa participação no campeonato brasileiro de seleções do ano de 1962.

Lembrança triste, amarga e dolorida para a história do futebol potiguar.

 

 

 

 

 

Berilo de Castro – Médico e Escritor

As opiniões contidas nos artigos/crônicas são de responsabilidade dos colaboradores
Ponto de Vista

Recent Posts

COTAÇÕES DO DIA

DÓLAR COMERCIAL: R$ 5,1610 DÓLAR TURISMO: R$ 5,3700 EURO: R$ 5,8830 LIBRA: R$ 6,8430 PESO…

15 horas ago

Censo Escolar: Brasil reduz índices de reprovação, abandono e atraso

Os números referentes ao desempenho de estudantes que concluíram o ensino médio na rede pública do país…

15 horas ago

Caso do filme ‘Dark Horse’ pode levar PF a abrir até 3 inquéritos nos próximos dias

As suspeitas sobre o financiamento do filme "Dark Horse", uma cinebiografia do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), devem…

16 horas ago

Avião de pequeno porte bate no arranha-céu mais alto de Pequim, na China

Um avião de pequeno porte se chocou contra o arranha-céu mais alto de Pequim nesta sexta-feira (26),…

16 horas ago

Sistema de mísseis e canhões de última geração: como é a Fragata Cunha Moreira, novo navio de guerra da Marinha

A Fragata Cunha Moreira (F202), que foi lançada pela Marinha do Brasil nesta sexta-feira (26),…

16 horas ago

Copa 2026: Rodada de hoje encerra primeira fase dos grupos G, H e I

A terceira e última rodada da fase de grupos da Copa do Mundo prossegue nesta…

16 horas ago

This website uses cookies.