A LUZ QUE NÃO SE APAGA –
Certa vez, o então bispo diocesano de Campina Grande/PB (2005-2011) dom Jaime Vieira Rocha, pediu aos campinenses que não assistissem ao filme “Anjos e Demônios”. O diretor atende pelo nome de Ron Howard e seguiu a sequência difamatória do antecessor “O Código Da Vinci”. Para o mundo, hoje, as quedas da Igreja católica não são mais segredos para ninguém. O papa João Paulo II, em desesperado gesto de humildade cristã, pediu o perdão do Vaticano a todos os habitantes da terra. O pontífice anterior Bento XVI percorreu, o Oriente e o Ocidente buscando as religiões. Enfim, por uma unidade fraternal. O atual papa Francisco foi ao Canadá se reconciliar e pedir perdão aos indigenas vítimas dos maus tratos da igreja no passado. A filme é mais um ensaio fantasioso no sentido de lambuzar os símbolos da igreja católica e do próprio cristianismo global.
Atualmente, esse tipo de cultura profana toma conta da literatura da indústria cinematográfica no planeta para auferir lucros, suscitando escândalos sexuais, assassinatos, mutilações, corrupção e tudo que possa denegrir e salpicar Jesus Cristo.
A Bíblia detém muitos mistérios e símbolos, muitas glórias ainda não decifradas pelo homem. Por que Dan Brown (Código Da Vinci) e o Ron Howard (Anjos e Demônios – filme) não mergulham nessas reflexões de natureza sobrenatural, extraterrena, ditadas pelo Espírito Santo de Deus? Porque se apegam e naufragam nos percalços dos homens que fazem as religiões e, por isso, são sujeitos aos erros, às imperfeições e aos desvios? As igrejas cristãs são molestadas impunemente no mundo ocidental porque a mensagem e o legado que receberam de Jesus Cristo (que está acima de todos), consistem no amor e no perdão, daí a sua morte na cruz. Ele permanece dentro de nós. Se não fossem as igrejas o que seria de nós. Se ruim com elas, pior sem elas.
A oração de São Francisco exprime perfeitamente o que afirmo. Recite-a. O ser humano é dignificado pelo sofrimento, pela humildade e não pelo poder e a riqueza. Cabe-me fazer uma sugestão ao diretor de “Anjos e Demônios” e ao bom ator Tom Hanks: já planejaram filmar sobre o lado negativo das religiões orientais? O islamismo, por exemplo? E exibir o filme em rede continental de cinema e televisão para ver o que acontece? Compareçam lá os escarnecedores plantonistas Dan, Ron e Tom na noite de pré-estréia, sob as luzes e estampidos de atentados e condenações sem fim! No sepultamento deles (os três), ali nos States, ouvindo as badaladas do templo mais próximo, os diretores e produtores hão de perguntar: “Ò Senhor, quais os nomes dos finados da pancada do sino?”. Se o leitor indagar a razão de minha indignação, respondo que é o mesmo direito a eles atribuídos de ofender, difamar e colocar na mente das pessoas o pecado acima da virtude, o mal sobre o bem e a desumanidade em lugar da fé, da esperança e da caridade.
Pergunto em que boletim de ocorrência, documento histórico ou biblioteca foi pesquisado a temática do livro e do filme? Entendo que, quando o papa, o padre, o pastor claudicam as igrejas não devem ser estigmatizadas, perseguidas e discriminadas. Os valores espirituais do ser humano precisam ser respeitados. Pelo menos, bilhões de pessoas no mundo preferem crer no Pai, no Filho e no Espírito Santo do que em Rom, Tom e Dan, pois não asseguram nada a ninguém, nem neste mundo, nem no outro que há de vir. Merecem de nossa parte o amor e a misericórdia. Mas, não a credulidade porque somente de Deus é o reino, o poder e a glória para sempre. Ele é a luz que não se apaga.
O grande escritor e jornalista Otto Lara Resende, citado por Nelson Rodrigues como verdadeiro “logista de frases”, afirmou: “A morte é, de tudo na vida, a única coisa insubornável”. Abro vistas ao fundo eleitoral e aos políticos da eleição deste ano. Por mais que o dinheiro suborne os veículos de comunicação (cinema, jornal, internet, televisão, rádio, ideologias, poder público) ele não prevalecerá sobre Jesus Cristo, porque foi o único que ressuscitou dos mortos nesse mundo de ontem, hoje e de amanhã.

Valério Mesquita – EscritorMesquita.valerio@gmail.com

As opiniões contidas nos artigos são de responsabilidade dos colaboradores
Ponto de Vista

Recent Posts

Trump diz que não usará força para tomar Groenlândia, mas exige negociação

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou em seu discurso no Fórum Econômico Mundial,…

23 horas ago

CFM quer impedir que 13 mil alunos de Medicina mal avaliados em exame nacional possam atender

O Conselho Federal de Medicina (CFM) estuda impedir que 13 mil estudantes de Medicina do…

23 horas ago

Criança morre soterrada após casa desabar durante forte chuva no ES; cidades têm deslizamentos e árvores caídas

Uma criança de 10 anos morreu soterrada após o desmoronamento de uma casa devido às chuvas, na…

24 horas ago

BC decreta liquidação extrajudicial do Will Bank, que integra conglomerado do banco Master

O Banco Central (BC) decretou nesta quarta-feira (21) a liquidação extrajudicial da Will Financeira S.A. Crédito,…

24 horas ago

‘Sesc Parada na Ladeira’ terá show gratuito de Saulo Fernandes nesta quinta-feira (22) em Natal

A terceira edição do "Sesc Parada na Ladeira" será realizada nesta quinta-feira (22), abrindo a…

24 horas ago

PONTO DE VISTA ESPORTE – Leila de Melo

  1- Sábado (24) é dia de Clássico-rei! América-RN e ABC chegam em condições muito…

1 dia ago

This website uses cookies.