A LIÇÃO DAS ORQUÍDEAS – 

As orquídeas transformam o sobejo vegetal das plantas em beleza, notadamente das árvores e palmeiras. Podem retirar a sua nutrição de materiais encontrados no chão. Fazem verdadeira gestão de resíduos e aproveitam o sol e a água da chuva. Não são parasitas. São autótrofas, ou seja, produzem o seu próprio alimento. As chamadas Vandas não precisam de apoio, podem ser somente borrifadas com água. Essas flores dão uma verdadeira lição aos seres humanos, que devem valorizar o meio ambiente com reuso e reciclagem.

Há cerca de 3.500 espécies no Brasil. Ela é a flor do Rio Grande do Norte. Cattleya Granulosa Lindley como determinou a lei de maio de 2019, que instituiu a Semana Estadual de Conservação e estimulou a valorização com a comemoração no mês de agosto.

O nosso Estado tem orquidófilos e orquidocultores, os quais participam da Associação Orquidófila do RN. Entre estes, amantes que sacralizam as flores, está o orquidário Mattos, que produz e vende há mais de 25 anos.

As pesquisadoras Leide Câmara e Isaura Rosado registram uma singular homenagem feita a Augusto Severo em Paris, uma belíssima orquídea chamada Severon.

Calcula-se que elas existem na natureza há 80 milhões de anos, reproduzindo-se em formas, cores e texturas as mais diversas.

Poucos conhecem uma orquídea do Brasil que chega a medir seis metros, a Epidendrum Scalares, que habita a Bahia e Minas Gerais.

As suas riquezas de cores e tons são quase infinitas, no entanto, como as tulipas, não existem orquídeas negras, a não ser a heroína companheira de Batman. Com o acréscimo de imaginação, os cultores da flor identificam no seu formato anjos, garças, bonecas, bailarinas e até o rosto de um macaco.

A utilidade das flores é a de serem belas. É a paixão dos olhos. A beleza harmoniza a vida humana, dá alegria a quem a contempla, é nobre característica da raça humana. Além dessa inquestionável utilização, há pelo menos uma espécie comestível. A Vanilla nos dá a baunilha e delicia o paladar e o olfato. É especiaria caríssima. São muitas as utilidades, que vão do sorvete ao sedutor perfume francês Chanel Nº5.

É curiosa e surpreendente a origem da palavra Vanilla, que significa pequena vagem, vagina. Os frutos da orquídea semelham pequenos testículos por isso o nome.

Reinam as orquídeas nos cinco continentes. No Centro e Sudeste do Brasil, a Cattleya Walkeriana encanta a paisagem.

Como se vê, as orquídeas ministram lições de vida agradável por despertar nosso sentimento de admiração porque, imitando o cancioneiro de Gonzaguinha, “a vida é bonita, é bonita e é bonita”.

 

 

 

 

 

 

 

Diogenes da Cunha Lima – Advogado, Poeta e Presidente da Academia de Letras do RN

As opiniões contidas nos artigos são de responsabilidade dos colaboradores
Ponto de Vista

Recent Posts

Trump diz que não usará força para tomar Groenlândia, mas exige negociação

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou em seu discurso no Fórum Econômico Mundial,…

21 horas ago

CFM quer impedir que 13 mil alunos de Medicina mal avaliados em exame nacional possam atender

O Conselho Federal de Medicina (CFM) estuda impedir que 13 mil estudantes de Medicina do…

21 horas ago

Criança morre soterrada após casa desabar durante forte chuva no ES; cidades têm deslizamentos e árvores caídas

Uma criança de 10 anos morreu soterrada após o desmoronamento de uma casa devido às chuvas, na…

21 horas ago

BC decreta liquidação extrajudicial do Will Bank, que integra conglomerado do banco Master

O Banco Central (BC) decretou nesta quarta-feira (21) a liquidação extrajudicial da Will Financeira S.A. Crédito,…

21 horas ago

‘Sesc Parada na Ladeira’ terá show gratuito de Saulo Fernandes nesta quinta-feira (22) em Natal

A terceira edição do "Sesc Parada na Ladeira" será realizada nesta quinta-feira (22), abrindo a…

21 horas ago

PONTO DE VISTA ESPORTE – Leila de Melo

  1- Sábado (24) é dia de Clássico-rei! América-RN e ABC chegam em condições muito…

22 horas ago

This website uses cookies.