2. Ative a verificação em dois passos Ter uma senha segura é importante, mas às vezes não basta.
A maneira mais fácil para que hackers acessem seus arquivos é roubando sua senha (por isso é melhor que ela tenha letras maiúsculas e minúsculas, números e não seja muito óbvia).
A verificação em duas etapas permite instalar um código adicional para que fique mais difícil aos hackers.
No Google, é possível fazê-lo dentro da opção “Minha conta” (no menu principal, no alto e à direita). Na Apple, a mudança é feita pelo iCloud, e também é possível ativar o mecanismo em outros serviços de armazenamento de fotos, como Facebook e Microsoft.
3. Controle a atividade de seus apps.Os aplicativos que você tem no celular também podem acessar suas fotos. Alguns dos mais populares são Facebook, WhatsApp e o Instagram.
Para saber se isso ocorre, caso tenha um iPhone, pesquise nas opções de privacidade de seu telefone, entre em “Fotos” e selecione os apps que queira bloquear. Assim evitará que suas fotos sejam compartilhadas com os servidores desses aplicativos.
Se você usa um aparelho Android, deve-se efetuar a mudança em cada aplicativo, um por um.
Não é uma tarefa difícil, embora possa ser trabalhosa.
4. Oculte suas fotos. Há opções para esconder arquivos de seu celular ou tablet por meio dos chamados “ocultadores de fotos”. Picture Safe e Private Photo Vault (para iOS), Hide Something e KeepSafe (Android) são alguns exemplos.
Esses sistemas permitem criar um código PIN ou tátil para acessar algumas fotos e fortalecer sua privacidade.
A desvantagem é que você não poderá ver as coleções de fotos na ordem que deseje.
5. Borre os metadados de suas fotos. Suas fotos incluem dados ocultos que indicam quando e onde foram tiradas, ou o modelo de câmera usado. Esses metadados revelam informações que nem sempre são evidentes
Se não quiser que esses dados sejam conhecidos, é possível usar apps como Image Privacy (Android) ou GeoGone (iOS) para borrá-los.
O processo leva alguns segundos e pode ser aplicado a várias imagens ao mesmo tempo.
6. Bloqueie a tela do seu celular. Outra forma de proteger os arquivos é bloquear a tela com sua senha, sistemas de reconhecimento facial ou outros mecanismos.
Pode parecer óbvio, mas esse método não só servirá apenas para proteger suas fotos e vídeos, mas também para que tudo o que armazena no celular não caia em mãos erradas.