UM HOMEM FEITO DE BOM HUMOR – Diogenes da Cunha Lima

UM HOMEM FEITO DE BOM HUMOR –

 Vida e obra de Veríssimo de Melo tem sido celebrada no centenário do seu nascimento. Sempre admirável, exerceu eficientemente as funções como professor, antropólogo, jornalista, poeta, cultor de música.

Foi o aluno dileto e parceiro continuador da obra de Luís da Câmara Cascudo. O acadêmico Ivan Lyra lembra que o bom humor, geralmente, é atributo de gordos. Veríssimo era um magro alegre. O Mestre de Natal dizia que ele era tão magro e ágil que, em uma chuva, passava entre um pingo e outro sem se molhar. Cascudo dizia também que ele podia se esconder atrás de um i.

Foi meu amigo-irmão-camarada. Conversávamos, quase todo dia, por telefone, em meu escritório ou na Academia. Chegava a começar um diálogo reclamando: “Você tem uma mania de …”. Eu rebatia: Calma, amigo, seja civilizado. Primeiro dê bom dia, pergunte como eu estou.

Quando fui nomeado reitor da UFRN, pensei nele como pró-reitor, pois era um grande promotor cultural. Recusou o convite. Preferia dirigir a Imprensa Universitária. Argumentei dizendo que ele ganhava mais como diretor do Museu Câmara Cascudo. E ele: “Você não sabe os meus planos. Vou publicar os meus livros, depois os seus livros e de amigos selecionados”. Contestei: Veríssimo, e os trabalhos da Universidade? A resposta inesperada: “A gente manda imprimir fora”.

O Conselho Universitário aprovou a nossa proposta para fazer Jorge Amado paraninfo de todas as turmas concluintes. O lendário escritor aceitou e acertou a sua vinda à Natal. Na última hora, não pode comparecer, e mandou o discurso para ser lido por Veríssimo perante a assembleia, na noite colorida com professores e alunos concluintes. Notei que o distraído orador “ad hoc” pulara algumas páginas. Reclamei. Ele explicou o “engano”: “Você devia era me agradecer. O seu amado Jorge, esculhamba o Regime Militar e os militares. Você seria o primeiro a ser preso…”.

O primeiro reitor da nossa UFRN, Onofre Lopes, tinha dois assessores culturais: o rígido e impecável professor Edgar Barbosa e o lírico buliçoso Veríssimo de Melo. Edgar levou ao reitor o comportamento do colega que chegava ao cúmulo de comparecer ao expediente cheio de cerveja. Depois de defender o poeta, doutor Onofre apenas sorriu: “Edgar, deixa Vivi viver”.

O livro “Folclore Infantil” alcançou êxito no Brasil e em Portugal. Foi lançado, em sessão solene, na Academia Norte-Riograndense de Letras. Fiz apresentação dizendo que o autor ampliava as pesquisas de Câmara Cascudo. A meu lado, ele, Veríssimo, soprou: “É pouco! ”. Continuei… disse que ele era um notável folclorista. Novamente, ele sussurrou que era pouco. Somente sossegou quando eu afirmei que não iria compará-lo ao Nosso Senhor Jesus Cristo.

Adquiri o terreno com o Baobá de Natal. Escreveu dizendo que, por mais que fizesse, publicasse livros, eu seria apenas reconhecido como: O homem que comprou o Baobá, um pé de pau. Fazia rir, falando com sinônimo picaresco de árvore e a dimensão da minha propriedade.

Veríssimo é uma lição de vida. Ensinava a todos que o bom humor deve comandar as nossas ações.

 

 

 

 

 

Diogenes da Cunha Lima – Advogado, Poeta e Presidente da Academia de Letras do RN

As opiniões contidas nos artigos são de responsabilidade dos colaboradores
Ponto de Vista

Recent Posts

Caern conclui conserto de vazamento na marginal da BR-101, mas trecho segue interditado; paradas de ônibus são realocadas

A Caern concluiu na madrugada desta terça (14) o conserto do vazamento na marginal da…

2 horas ago

Aeroporto de Mossoró suspende funcionamento para reparação na pista de pouso

O Aeroporto de Mossoró teve a operação de voos suspensa nessa terça-feira (14) para a realização…

2 horas ago

Motorista é preso ao tentar fugir de blitz da Lei Seca em Natal

Um homem foi preso na madrugada desta quarta (15) ao tentar fugir de uma blitz…

2 horas ago

Policial militar é baleado ao sair de igreja em Natal

Um policial militar foi baleado na noite desta terça (14) quando saía de uma igreja…

2 horas ago

Petrobras: Clarice Copetti ficará como presidente interina até aprovação de Magda Chambriard

O Conselho de Administração da Petrobras deve aceitar nesta quarta-feira (15) a demissão de Jean…

3 horas ago

Justiça determina paralisação da obra na orla da Praia de Tourinhos, em São Miguel do Gostoso

A Justiça Federal determinou a suspensão imediata das obras do projeto de urbanização na Praia de Tourinhos,…

3 horas ago

This website uses cookies.