Categories: Blog

Ucrânia anuncia exercícios militares em resposta a tropas da Rússia em Belarus

 

O Exército da Ucrânia realizará exercícios militares com drones e mísseis antitanque a partir de quinta-feira (10), anunciou o ministro da Defesa do país, Oleksii Reznikov, em resposta às atividades das tropas russas na vizinha Belarus.

Belarus fica ao norte da Ucrânia e sua fronteira é perto da capital Kiev, o que tem sido considerado pelo país e por nações ocidentais como uma provocação da Rússia e uma possível rota de uma invasão. Os exercícios russos mobilizaram 30 mil soldados na região.

A Rússia já reuniu mais de 100 mil soldados perto da fronteira com a Ucrânia, mas nega que vá invadir o país e diz que quer apenas que os países ocidentais respeitem sua “área de influência”

Os Estados Unidos, no entanto, afirmam que a Rússia pode invadir a Ucrânia a qualquer momento.

O ministro da Defesa ucraniano disse a uma televisão local que os soldados estão constantemente realizando exercícios militares e, a partir de 10 de fevereiro, começarão a usar drones Bayraktar e mísseis antitanque Javelin e NLAW fornecidos por aliados estrangeiros.

O anúncio ocorreu no mesmo dia em que o presidente da França, Emmanuel Macron, visitou o da Rússia, Vladimir Putin, em Moscou, antes de viajar a KievMacron foi o maior líder ocidental a visitar a Rússia desde que o país começou a reunir tropas na fronteira, em dezembro.

Promessa a Macron

Após o encontro, uma autoridade francesa disse à agência de notícias Reuters que Putin prometeu não realizar novas iniciativas militares perto da Ucrânia por enquanto, como um precursor de uma possível desescalada.

Essa autoridade francesa disse também que o presidente russo concordou que as tropas que participam do exercício militar em Belarus seriam retiradas assim que eles terminassem.

Putin não mencionou tais concessões ao falar com a imprensa após a reunião com Macron, que durou seis horas no Kremlin (a sede do governo russo).

A informação da retirada das tropas russas de Belarus foi confirmadas nesta terça-feira (8) pelo porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov, mas ele negou que Putin concordou em não realizar novas manobras militares na fronteira.

Navios no Mar Negro

Nesta terça, a agência de notícias russa Interfax informou que seis navios de guerra da Rússia estão sendo deslocados para o Mar Negro, vindos do Mediterrâneo, para exercícios navais.

Segundo a Interfax, o Ministério da Defesa russo afirmou que o movimento já estava pré-planejado.

A Rússia anunciou no mês passado que sua Marinha realizaria um amplo conjunto de exercícios, envolvendo todas as suas frotas, do Oceano Pacífico ao Atlântico, entre janeiro e fevereiro.

Exigências russas

A Rússia exige mudanças nos arranjos de segurança da Europa, incluindo a promessa de que a Otan (Organização do Tratado do Atlântico Norte) nunca aceitará a entrada da Ucrânia, na aliança militar dos países ocidentais.

Exige também que a Otan garanta que mísseis nunca serão implantados perto das fronteiras da Rússia e que a aliança ocidental reduzirá suas tropas em países do leste europeu, que a Rússia alega ser a sua área de influência.

Desde o fim da União Soviética, vários países da região passaram a fazer parte da Otan e/ou da União Europeia — o que Putin não aceita. Mas a Otan e os países ocidentais se negam a aceitar as exigências russas.

Fonte: G1

Ponto de Vista

Recent Posts

Trump diz que não usará força para tomar Groenlândia, mas exige negociação

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou em seu discurso no Fórum Econômico Mundial,…

21 horas ago

CFM quer impedir que 13 mil alunos de Medicina mal avaliados em exame nacional possam atender

O Conselho Federal de Medicina (CFM) estuda impedir que 13 mil estudantes de Medicina do…

21 horas ago

Criança morre soterrada após casa desabar durante forte chuva no ES; cidades têm deslizamentos e árvores caídas

Uma criança de 10 anos morreu soterrada após o desmoronamento de uma casa devido às chuvas, na…

21 horas ago

BC decreta liquidação extrajudicial do Will Bank, que integra conglomerado do banco Master

O Banco Central (BC) decretou nesta quarta-feira (21) a liquidação extrajudicial da Will Financeira S.A. Crédito,…

21 horas ago

‘Sesc Parada na Ladeira’ terá show gratuito de Saulo Fernandes nesta quinta-feira (22) em Natal

A terceira edição do "Sesc Parada na Ladeira" será realizada nesta quinta-feira (22), abrindo a…

21 horas ago

PONTO DE VISTA ESPORTE – Leila de Melo

  1- Sábado (24) é dia de Clássico-rei! América-RN e ABC chegam em condições muito…

22 horas ago

This website uses cookies.