SUPLEMENTAÇÃO PARA PACIENTES ONCOLÓGICOS – Natália Cavalcanti

SUPLEMENTAÇÃO PARA PACIENTES ONCOLÓGICOS –

Desenvolvimento do câncer, a doença acontece quando uma célula do corpo sofre uma mutação genética e passa a criar outras células, com a mesma anomalia, em velocidade descontrolada. Normalmente, o corpo humano possui oncogêneses, que são responsáveis por impedir que a mutação aconteça, caso ela venha a acontecer, os oncogêneses fazem com que a célula deficiente morra.

Não existem alimentos que eliminem as células cancerígenas, nem tão pouco dieta proibida, a orientação dietética é fazer uma reavaliação do que está no cardápio e adequá-lo para uma forma mais saudável. Evitando os processados e ultraprocessados.

O tratamento antineoplásico por si só pode causar a perda muscular, ao reduzir o consumo de proteínas, o paciente perde uma fonte que ajuda a reconstruir os músculos. Dessa forma, é possível que aconteça uma piora das reações adversas dos remédios e, também, uma limitação das atividades rotineiras.

Devido aos efeitos colaterais do tratamento oncológico, o paciente pode desenvolver aversão a alimentos ou pode sofrer efeitos colaterais, tais como, feridas bucais ou náuseas, que ocasionam a perda de peso e massa muscular. Dessa forma, o enfermo necessita de nutrientes suficientes durante este tempo de tratamento, para curar e manter seus tecidos saudáveis bem nutridos o quanto possível. Como a proteína desempenha um papel vital na reparação e na manutenção dos tecidos, os suplementos de proteína em pó podem ajudar a atender às suas necessidades de proteína, como paciente com câncer.

A Casa Durval Paiva distribui aos pacientes doação de leite em pó, que contém soro e caseína, para contribuir com a ingestão de proteína. Recomenda-se como um suplemento, que pode ser adicionado ao leite regular, mingaus e vitaminas de frutas, por exemplo, para aumentar a proteína e o teor calórico desses alimentos. Tal como acontecem com os suplementos de proteína de soro de leite, o leite em pó oferece o complemento integral de aminoácidos essenciais.

Whey, a proteína de soro de leite, é uma das duas proteínas encontradas no leite e o paciente com câncer corre o risco de perder massa muscular ao passar pelo tratamento, portanto, a proteína do soro pode ajudar a prevenir a atrofia muscular.

Os pacientes com câncer, às vezes, desenvolvem uma intolerância a componentes alimentares específicos, como a lactose e, se isso ocorrer, a proteína do soro pode estar contraindicada para sua dieta.

 

 

 

 

 

Natália Cavalcanti – Nutricionista da Casa Durval Paiva, CRN6 11467

As opiniões contidas nos artigos/crônicas são de responsabilidade dos colaboradores
Ponto de Vista

Recent Posts

Trump diz que não usará força para tomar Groenlândia, mas exige negociação

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou em seu discurso no Fórum Econômico Mundial,…

19 horas ago

CFM quer impedir que 13 mil alunos de Medicina mal avaliados em exame nacional possam atender

O Conselho Federal de Medicina (CFM) estuda impedir que 13 mil estudantes de Medicina do…

19 horas ago

Criança morre soterrada após casa desabar durante forte chuva no ES; cidades têm deslizamentos e árvores caídas

Uma criança de 10 anos morreu soterrada após o desmoronamento de uma casa devido às chuvas, na…

19 horas ago

BC decreta liquidação extrajudicial do Will Bank, que integra conglomerado do banco Master

O Banco Central (BC) decretou nesta quarta-feira (21) a liquidação extrajudicial da Will Financeira S.A. Crédito,…

19 horas ago

‘Sesc Parada na Ladeira’ terá show gratuito de Saulo Fernandes nesta quinta-feira (22) em Natal

A terceira edição do "Sesc Parada na Ladeira" será realizada nesta quinta-feira (22), abrindo a…

20 horas ago

PONTO DE VISTA ESPORTE – Leila de Melo

  1- Sábado (24) é dia de Clássico-rei! América-RN e ABC chegam em condições muito…

20 horas ago

This website uses cookies.