Categories: Blog

Quem era Edinaldo César Santos Júnior, juiz encontrado morto dentro de apartamento em Aracaju

Edinaldo César Santos Júnior — Foto: Arquivo Pessoal

O juiz Edinaldo César Santos Júnior, 49 anos, foi encontrado morto nesse domingo (1º), em seu apartamento no Bairro Atalaia, em Aracaju. Ele era juiz auxiliar da Presidência do CNJ – Conselho Nacional de Justiça e juiz de direito do Tribunal de Justiça do Estado de Sergipe (TJSE).

Segundo a Secretaria de Segurança Pública de Sergipe (SSP), não foram encontrados sinais de violência no corpo e no local. A principal suspeita é que tenha sido morte natural.

Durante a carreira, ele contribuiu para importantes projetos e políticas institucionais nas áreas da infância, juventude e direitos humanos. Atualmente, ele estava exercendo a função de juiz auxiliar da Presidência do CNJ.

O juiz também era doutorando e mestre em direitos humanos pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (USP) e especialista em direitos humanos pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB). Ele era separado e deixa dois filhos.

Nas redes sociais, o juiz declarava o amor pela profissão e pela área de atuação: a infância. No mês passado, ele foi indicado pelo presidente do STF e do CNJ, ministro Luís Roberto Barroso, para representar o poder judiciário na delegação brasileira e fazer a defesa do Brasil na ONU. Na ocasião, ele falou sobre o trabalho do CNJ com relação às infâncias brasileiras e publicou parte do discurso:

“Emerge no Poder Judiciário brasileiro um novo paradigma: o nascimento de uma justiça amigável à infância, que atua por e com as crianças e adolescentes. Uma justiça adultocêntrica nunca mais! No centro, sempre, a infância, porque acreditamos que, no melhor interesse das crianças, observá-las como prioridade absoluta é essencial e, no Brasil, um dever constitucional”’ escreveu.

 

A SSP informou que exames serão realizados pelo Instituto de Análise e Pesquisa Forense para apurar o que teria provocado a morte, mas não há previsão para o resultado ser divulgado, pois depende das condições do material coletado.

Pesar

Através das redes sociais, o Tribunal de Justiça de Sergipe lamentou a morte do juiz e destacou que durante a carreira o magistrado contribuiu significativamente para importantes projetos e políticas institucionais em prol da eficiência e da modernização do Judiciário, nas áreas da infância, juventude e direitos humanos.

Também pelas redes, a Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB) disse que Edinaldo representou, em toda a sua trajetória, o esforço coletivo por um Judiciário mais humano, justo e acessível e expressou solidariedade e votos de conforto à família, aos amigos, aos colegas de magistratura.

A prefeita de Aracaju, Emília Corrêa, também falou da partida inesperada do juiz. “Magistrado jovem, firme e combativo diante das injustiças. Seu legado jamais será esquecido. Que Deus conforte os corações dos familiares e amigos neste momento de dor e saudade”, escreveu.

O governador de Sergipe, Fábio Mitidieri, prestou solidariedade aos familiares, colegas e amigos. “Com pesar, soube do falecimento do juiz Dr. Edinaldo César Santos Júnior, magistrado cuja trajetória foi marcada por dedicação, integridade e um firme compromisso com a Justiça”.

Fonte: G1

Ponto de Vista

Recent Posts

Trump diz que não usará força para tomar Groenlândia, mas exige negociação

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou em seu discurso no Fórum Econômico Mundial,…

16 horas ago

CFM quer impedir que 13 mil alunos de Medicina mal avaliados em exame nacional possam atender

O Conselho Federal de Medicina (CFM) estuda impedir que 13 mil estudantes de Medicina do…

16 horas ago

Criança morre soterrada após casa desabar durante forte chuva no ES; cidades têm deslizamentos e árvores caídas

Uma criança de 10 anos morreu soterrada após o desmoronamento de uma casa devido às chuvas, na…

16 horas ago

BC decreta liquidação extrajudicial do Will Bank, que integra conglomerado do banco Master

O Banco Central (BC) decretou nesta quarta-feira (21) a liquidação extrajudicial da Will Financeira S.A. Crédito,…

16 horas ago

‘Sesc Parada na Ladeira’ terá show gratuito de Saulo Fernandes nesta quinta-feira (22) em Natal

A terceira edição do "Sesc Parada na Ladeira" será realizada nesta quinta-feira (22), abrindo a…

16 horas ago

PONTO DE VISTA ESPORTE – Leila de Melo

  1- Sábado (24) é dia de Clássico-rei! América-RN e ABC chegam em condições muito…

16 horas ago

This website uses cookies.