Categories: Blog

Quase 88 mil pedem para votar em outra cidade no 1º turno, 4% a mais que em 2014

O número de eleitores que pediram para votar em outra cidade no 1º turno das eleições de 2018 cresceu 4,3% em comparação com 2014. Foram 87.979 solicitações neste ano, ante cerca de 84.349 quatro anos atrás. A alta é levemente superior à do eleitorado, que cresceu 3,1% no período, para 147,3 milhões.

Para o 2º turno, foram feitos 83.494 mil pedidos de voto em trânsito em 2018, 5,1% a mais que os 79.452 de 2014. Os dados são do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

São Paulo, maior colégio eleitoral do país, é o estado que terá maior movimentação de eleitores no 1º turno. Há 9,7 mil eleitores de outras partes do país que pretendem votar no estado, e mais 8 mil que são do estado mas votarão em cidades diferentes ainda dentro de SP.

Além deles, outros 7,9 mil eleitores registrados para votar em São Paulo vão fazê-lo em outros estados do país ou no Distrito Federal.

Na sequência está Minas Gerais, onde 3,4 mil eleitores de outros estados votarão, e 6,7 mil registrados no estado votarão em uma cidade diferente de seu domicílio eleitoral, mas ainda dentro de Minas. Outros 5,5 mil registrados em Minas vão votar em outros estados do país ou no Distrito Federal.

Na maior parte dos estados (21), a maioria dos eleitores que pediram para votar em trânsito querem fazê-lo em outro estado. Apenas em Amazonas, Maranhão, Minas Gerais, Santa Catarina e São Paulo que pediram para votar em trânsito em outra cidade do mesmo estado supera 50% do total de pedidos.

O número de eleitores que vota em trânsito é muito pequeno em relação ao total do eleitorado: os 88 mil representam 0,06% do total de 147,3 milhões aptos a participar das eleições de 2018. Entre as Unidades da Federação, a maior proporção de eleitores que solicitaram voto em trânsito é no Distrito Federal, onde 0,14% dos eleitores realizaram a solicitação.

Ainda de acordo com os dados do TSE, 25.616 militares solicitaram voto em trânsito para as eleições de outubro no primeiro turno, além de 11.993 presos. Outros 1.442 eleitores com problemas de acessibilidade fizeram a solicitação de voto em trânsito para a Justiça Eleitoral.

Fonte: G1

Ponto de Vista

Recent Posts

Trump oficializa cota extra de importação de carne para baixar preços nos EUA

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, assinou nessa quarta-feira (26) uma proclamação que amplia temporariamente…

26 minutos ago

100 peregrinos estão desaparecidos no Nepal e no Tibete: entenda por que ‘montanha proibida’ atrai seguidores do hinduísmo

Entre os 517 estrangeiros desaparecidos na avalanche que atingiu o Nepal e o Tibete na quarta-feira…

30 minutos ago

Em visita surpresa a Moscou, chefe da CIA pediu que Rússia não ataque países da Otan, diz jornal

O diretor da gência Central de Inteligência dos Estados Unidos (CIA), John Ratcliffe, pediu que…

36 minutos ago

Yayoi Kusama, artista japonesa famosa por bolinhas, morre aos 97 anos

A artista vanguardista japonesa Yayoi Kusama, que transformou alucinações em arte e ficou conhecida por suas…

37 minutos ago

Luiz Santos Lima faz recital de violão, intitulado “Mutações”, hoje (27)

Hoje (27) Luiz Santos Lima, mais conhecido como Lòla fará seu recital de violão, intitulado…

40 minutos ago

Homem morre após acidente entre caminhonete e carreta na BR-304 no interior do RN

Um homem morreu e outro ficou ferido em um acidente envolvendo uma caminhonete e uma…

42 minutos ago

This website uses cookies.