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Produção de veículos no Brasil cresce 2% em 2019

A produção de veículos no Brasil subiu 2,3% em 2019, divulgou nesta terça-feira (7) a associação das fabricantes, a Anfavea. No total, foram feitos 2.944.962 carros, caminhões e ônibus no ano passado, contra 2.879.809 em 2018.

Apesar de manter a sequência de dois anos consecutivos de crescimento, o número é o menor até então. De 2016 para 2017, o aumento foi de 25,2%, enquanto de 2017 para 2018 subiu 6,7%.

A Anfavea diz que os resultados ficaram em linha com as previsões. “O impacto da (crise da) Argentina continua significativo”, disse Luiz Carlos Moraes, presidente da associação.

Baixa no mês a mês

Considerando apenas o último mês de dezembro, a produção registrou quedas. Em relação a dezembro de 2018, o número de veículos produzidos foi 3,9% menor. Já em relação a novembro de 2019 a redução foi ainda maior, de 25%.

As exportações também caíram no mês a mês, porém menos do que a produção. Os números foram 8,6% menores relação a novembro de 2019 e 8,5% menores comparando com dezembro do ano retrasado.

Exportações

Um dos motivos para o recuo é a queda nas exportações, especialmente para a Argentina, que também registrou a maior queda desde 2017 e o pior resultado desde 2015. Em relação a 2018, o número de veículos enviados ao exterior em 2019 caiu 31,9% – passou de 629.175 para 428.198.

O segmento mais afetado pelas exportações baixas foi o de caminhões, com redução de 45% entre o acumulado dos anos. O segundo foi o dos veículos leves, que inclui carros e comerciais leves, com 31,6% a menos.

Empregos

Também segundo a Anfavea, o número de pessoas empregadas na indústria automotiva brasileira caiu 3,7% em dezembro, comparando com o mesmo mês de 2018. No ano passado, havia 125.596 trabalhadores ativos, contra 130.451 no ano retrasado.

Além da crise econômica e demais fatores, um ponto que contribuiu para a queda no número de empregados foi o encerramento das atividades da fábrica da Ford em São Bernardo do Campo (SP).

Previsões para 2020

Para a Anfavea, há expectativa de crescimento de 9,4% nas vendas em 2020, voltando ao patamar de 3 milhões de unidades que não é visto desde 2014.

Também é esperado que a produção volte a esse nível, mas com crescimento menor do que as vendas, de 7,3%, tendo em conta a projeção de uma nova queda nas exportações.

A associação estima que as exportações caiam 11% sobre 2019, para 381 mil unidades, que seria o pior número desde 2014. Além da crise argentina, Luiz Carlos Moraes atribuiu a previsão conservadora ao alto custo de produção de veículos no Brasil.

“Nossas exportações em maioria são de itens básicos: soja, milho… Não tenho nada contra, mas alguma coisa está errada”, afirmou o presidente da Anfavea. “Tem um problema estrutural que precisamos atacar.”

O executivo destacou melhorias na economia, mas disse que é preciso “mais ambição”. “Estamos celebrando as grandes conquistas, mas precisamos atacar e continuar nas reformas”, afirmou Moraes. “Se não, teremos um voo de galinha. Precisamos ser mais ambiciosos.”

Fonte: G1

Ponto de Vista

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