Categories: Blog

Produção da indústria cresce em setembro

Em setembro, a produção industrial cresceu em 9 dos 14 locais pesquisados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), conforme pesquisa divulgada nesta terça-feira (8). O maior avanço partiu do Espírito Santo, que depois de ver sua produção recuar 7% em agosto, registrou aumento de 9% no mês seguinte.

Na sequência, estão os avanços de Minas Gerais (2%), São Paulo (1,6%), Rio Grande do Sul (0,7%), Região Nordeste (0,6%), Amazonas (0,5%), Pará (0,5%), Rio de Janeiro (0,5%) e Pernambuco (0,2%).

Na contramão, produziram menos os parques fabris de Goiás (-3,3%), do Ceará (-1,9%) e da Bahia (-1,6%). Ficaram estagnadas as produções de Santa Catarina e Paraná.

A indústria brasileira voltou a dar algum sinal positivo em setembro. Na comparação com agosto, a produção do setor subiu 0,5%, conforme o IBGE informou na semana passada. O resultado levemente positivo veio depois de duas quedas seguidas. Em agosto, frente a julho, foi registrada baixa de 3,5% e em julho, na comparação com junho, houve retração de 0,1% – os números foram revisados.

Na comparação com setembro do ano passado, a indústria teve resultado oposto, ao recuar 4,8%. A maioria dos locais registrou quede, com destaque para o Espírito Santo (-19,7%), pressionado, em grande parte, pela queda na produção do setor extrativo (minérios de ferro pelotizados).

Também mostraram números negativos acima da média nacional Goiás (-11,5%), Amazonas (-10,9%), Mato Grosso (-10,3%), Paraná (-9,1%), Bahia (-8,0%) e Ceará (-6,1%). Abaixo da queda média registrada no Brasil, estão Pernambuco (-3,4%), Região Nordeste (-2,8%), Minas Gerais (-1,8%), Rio Grande do Sul (-1,0%), São Paulo (-0,3%) e Rio de Janeiro (-0,1%).

Tiveram alta apenas Pará, 3,6%, “impulsionado, em grande parte, pelo comportamento positivo vindo do setor extrativo (minérios de ferro em bruto)”, e Santa Catarina, 0,2%.

Ponto de Vista

Recent Posts

Fecomércio inaugura nova sede

Ontem à noite a Federação do Comércio do RN inaugurou a sua nova e bela…

4 horas ago

Com elevadores quebrados, pacientes do maior hospital público do RN são levados por escadas amarrados em macas

Os dois elevadores que dão acesso ao centro cirúrgico do Hospital Monsenhor Walfredo Gurgel, em…

4 horas ago

Quase 20% da população de favelas vivem em vias onde não passam carros

Para 3,1 milhões de moradores de favelas brasileiras, a chegada de uma ambulância na porta…

4 horas ago

MPF pede suspensão de leis que permitem construções na Via Costeira

O Ministério Público Federal (MPF) entrou com uma ação civil pública buscando a suspensão e…

4 horas ago

MPF pede suspensão de licenciamento e construção do Costeira Parque em Natal

O Ministério Público Federal pediu que a Justiça Federal suspenda o licenciamento ambiental e a…

5 horas ago

BRECHANDO O PLANETA – Flávio Rezende

Na coluna hoje posto fotos editadas em HDR com filtro vermelho e envolvendo pôr do…

5 horas ago

This website uses cookies.