Categories: Blog

Prefeitura de Natal para de pagar auxílio a permissionários do Mercado da Redinha

Complexo Turístico da Redinha Mercado da Redinha Natal RN Rio Grande do Norte frente sede fachada — Foto: Kleber Teixeira/Inter TV Cabugi

Os permissionários do Mercado da Redinha, que segue fechado, não receberam neste mês de maio o auxílio financeiro que vinha sendo pago pela prefeitura de Natal desde o fechamento do prédio para obras.

O auxílio mensal de R$ 1.200 era pago aos 32 permissionários credenciados desde 2022, mas foi suspenso no fim de abril.

Segundo Ozeni Florencio Silva, uma das representantes dos trabalhadores, uma comissão procurou o município desde o dia 5 de maio em busca de respostas. Além da falta de pagamento, ela reclama que faltam informações do município sobre o andamento do projeto de reabertura do mercado.

“É essa humilhação, essa dificuldade, a gente precisar ir para rua, a gente precisar fazer protesto. Mas é como nos escutam. Se a gente não faz o protesto, não sabe de nada”, afirma.

 

Uma comissão de trabalhadores conseguiu uma reunião com a secretária municipal do Trabalho e da Assistência Social, Nina Souza, nesta segunda-feira (12), quando foi informada que o pagamento valia até abril.

Em nota, a prefeitura informou que o processo administrativo previa o encerramento do pagamento em abril, conforme pactuado. Já Ozeni afirma que o acordo era válido até a reabertura do mercado.

A Semtas informou que estuda uma solução para garantir a continuidade do benefício até a reabertura do mercado. Segundo a pasta, uma proposta deve ser apresentada aos comerciantes até o fim do mês.

Inaugurado, mas fechado

O novo Mercado da Redinha foi inaugurado oficialmente em dezembro de 2024, mas teve funcionamento intermitente e foi fechado pela segunda vez no dia 9 de março de 2025.

A justificativa para a interdição, segundo a gestão municipal, é a transição para a concessão do espaço à iniciativa privada.

Na última sexta-feira (10), a prefeitura anunciou que selecionou uma empresa para elaborar os estudos técnicos-financeiros, jurídicos e ambientais necessários para avançar com o processo de concessão. A empresa é a P4 Concessões e Consultoria LTDA.

Segundo Ozeni, os trabalhadores também cobram a reabertura do mercado ou a autorização para que vendam produtos na praia. Ela alega que o auxílio é muito menor do que os ganhos que os comerciantes tinham quando o mercado estava aberto.

Ela também cobra mais informações sobre o processo de privatização do mercado. A prefeitura afirma que os antigos permissionários serão mantidos no local.

“Quando eles nos tiraram dali, não avisaram que iam privatizar não. Eles disseram que iam fazer uma reforma”, lembra.

Fonte: G1RN

Ponto de Vista

Recent Posts

COTAÇÕES DO DIA

DÓLAR COMERCIAL: R$ 5,1840 DÓLAR TURISMO: R$ 5,1840 EURO: R$ 5,9040 LIBRA: R$ 6,8750 PESO…

16 horas ago

Prévia da inflação perde força pelo 2º mês e fecha junho em 0,41%

A prévia da inflação oficial de junho ficou em 0,41%. Esse resultado representa que o…

17 horas ago

CineOP transforma Ouro Preto em capital da memória audiovisual

As ladeiras de Ouro Preto voltarão a ser ocupadas pelo cinema. Não apenas pelas telas…

17 horas ago

Copa 2026: jogos desta quinta-feira definem grupos D, E e F

A Copa do Mundo 2026 terá, nesta quinta-feira (25), a terceira e última rodada da…

17 horas ago

Próximo jogo do Brasil: veja data e horário na segunda fase

O Brasil está classificado para a segunda fase da Copa do Mundo 2026 como líder do Grupo…

17 horas ago

Brasil, EUA e Europa enviam equipes de resgate e ajuda humanitária à Venezuela após terremotos devastadores

Diversos países do mundo lamentaram os terremotos que devastaram a Venezuela na quarta-feira e anunciaram nesta quinta-feira…

18 horas ago

This website uses cookies.