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Potiguares irão gastar mais de R$ 80 em produtos sazonais nesta Páscoa, aponta pesquisa da Fecomércio RN

Na Páscoa se comemora a ressureição de Cristo, mas o período também é marcado pela troca de ovos de chocolate e consumo de peixe. Diante disso, todo os anos o comércio se prepara para a data, com o objetivo de impulsionar as vendas destes produtos. O setor de serviços também tem sempre uma boa expectativa com este período, já que devido ao feriado da Sexta-feira Santa, muitas pessoas aproveitam para viajar.

Para analisar o comportamento dos consumidores, o Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento do Comércio da Fecomércio RN (IPDC Fecomércio), realiza há três anos a pesquisa de intenção de compras em Natal e em Mossoró. Este ano, em Natal, a pesquisa ocorreu entre os dias 3 e 6 de março, e ouviu 661 pessoas. Em Mossoró, os pesquisadores foram para as ruas entre 28 de fevereiro e 2 de março, e 540 pessoas foram entrevistadas.

Na capital, o IPDC constatou que 59,5% dos natalenses têm a intenção de presentear na data comemorativa. Este resultado é melhor do que o registrado pela mesma pesquisa em 2017, quando 53,8% dos consumidores tinham a intenção de comprar algum presente na Páscoa. Já o gasto médio previsto é de R$ 88,10, valor 7,2% maior do que os natalenses pretendiam gastar em 2017, quando a pesquisa apurou uma pretensão de gastos em R$ 82,15.

Entre os 40,5% dos consumidores natalenses que afirmaram que não irão às compras, a falta de dinheiro (48,9%), a falta de costume de presentear (23,5%), e o desemprego (9%) foram como alguns dos motivos para esta decisão. Entre os que irão comprar, 92,1% têm como foco comprar o chocolate e suas variações, que vão desde ovos de chocolate (77,4%), caixas de bombons (33,3%), até as barras de chocolate (13,7%).

Apesar da tradição ser em torno da troca de ovos e outros produtos de chocolate, alguns consumidores informaram que irão presentear com peças de vestuário (7,6%) e calçados (1,8%). As compras serão destinadas, na maioria, aos filhos (50,4%), seguidos pelos esposos (as) ou namorados (as), com 29,5%, e pai /mãe, com 15,8%.

Para efetuar as compras, seja em supermercados e lojas especializadas de shoppings centers (46,1%) ou em supermercados e lojas de comércio de rua (45,9%), 69,9% dos consumidores irão pagar à vista e em dinheiro. Mas antes de comprar, 73,5% dos consumidores irão pesquisar o preço, levando em consideração as ofertas e promoções (50,6%); a marca do produto (42%) e os brindes (7,4%).

Além do chocolate, também há um incremento na venda do pescado no período que antecede a Semana Santa, já que faz parte da tradição religiosa de comer carne branca na Sexta-Feira Santa. Levando isso em consideração, o IPD apurou que mais de 77% dos natalenses irão comprar peixes e/ou crustáceos, desembolsando, em média, R$ 62,54. Os peixes mais procurados serão: Tilápia (19,6%), Atum (15,3%), Cioba (7%), Dourado (6,7%), Bacalhau (6,5%), Corvina (5,6%).

Com o feriado da Sexta-feira Santa, os consumidores aproveitam para viajar, movimentando hotéis, pousadas e restaurantes. Porém, 81,7% das pessoas entrevistadas afirmam que não irão viajar. No ano passado, este índice foi de 74,4%. Entre os 18,3% que fazem planos de viajar, 86,8% devem ir para interior ou litoral potiguar, 10,7% para outros estados, e 2,5% para o exterior.

Ponto de Vista

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