O Plano Plurianual (PPA) para os próximos quatro anos de administração municipal utilizará software que permitirá aos cidadãos acompanhar a execução orçamentária de todos os projetos e ações previstas no documento. A sociedade civil também poderá sugerir propostas ao PPA 2014-2017 em audiências públicas que serão realizadas em abril.
“Nós queremos trazer o cidadão para o processo de discussão do PPA e estimulá-lo a acompanhar e fiscalizar a execução dos projetos e ações previstos. O novo software vai trazer transparência e agilidade para a Prefeitura e para o cidadão, estimulando o controle social”, informa a secretária municipal de Planejamento, Virgínia Ferreira.
O PPA orienta as políticas públicas e prevê os gastos orçamentários por quatro anos. Ele está sendo elaborado pela Secretaria de Planejamento, Fazenda e Tecnologia da Informação (Sempla) em conjunto com todas as secretarias da Prefeitura do Natal e é dividido em quatro eixos: desenvolvimento humano e cidadania, desenvolvimento socioespacial, desenvolvimento econômico e sustentável, gestão democrática da cidade e desenvolvimento regional. O documento base é o Programa de Governo de Carlos Eduardo.
A volta do Orçamento Participativo, implantado na gestão anterior de Carlos Eduardo, está prevista no PPA 2014-2017. O Orçamento Participativo permite aos cidadãos decidir sobre a aplicação de parte dos recursos em obras e ações na comunidade. Também estão previstas ações de integração dos municípios que compõem a Região Metropolitana de Natal no enfrentamento de problemas relacionados ao esgotamento sanitário, abastecimento de água e combate a endemias, entre outros.
A primeira fase do ciclo do PPA, de orientação e articulação das secretarias em torno do Programa de Governo, foi realizada em fevereiro. Neste mês, está ocorrendo a apresentação e discussão das propostas do ponto de vista programático e de exequibilidade financeira.
Dias 16 e 18 de abril, serão realizadas assembleias públicas para apresentação do documento à sociedade civil, que poderá contribuir com novas propostas. O documento será enviado para a Câmara Municipal de Natal em 31 de maio. A CMN terá até 31 de dezembro deste ano para discutir e aprovar o Plano.
O Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN) abriu na última sexta-feira (30) inscrições…
Uma mulher foi imprensada entre um trio elétrico e um carro estacionado durante uma prévia…
O Grupo Fictor protocolou, neste domingo (1), um pedido de recuperação judicial no Tribunal de…
Bad Bunny foi aplaudido ao discursar contra o ICE (agentes do serviço de imigração dos…
Um agente de trânsito de Natal foi preso na noite desse domingo (1º) por dirigir…
Uma cratera se abriu dentro de uma casa na cidade de Apodi, na região Oeste…
This website uses cookies.