Categories: Blog

Pesquisa indica que quase 40% dos consumidores pretendem comprar na Black Friday

A oitava edição da Black Friday, que ocorrerá na próxima sexta-feira (24), deve consolidar o evento como uma das principais datas de vendas do comércio brasileiro. As estimativas apontam um volume de negócios próximo de R$ 2,2 bilhões, 20% a mai que ano passado. Porém, o consumidor brasileiro ainda demonstra desconfiança com a Black Friday, como revela pesquisa realizada pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) e da Confederação Nacional dos Dirigentes Lojistas (CNDL).

Segundo o levantamento, que ouviu 1.616 pessoas nas 27 capitais brasileiras, 39% dos consultados planejam fazer compras durante a promoção, enquanto 43% também querem comprar, mas vão analisar os preços antes. O índice reflete a dúvida surgida nas edições anteriores de que parte das lojas simulava descontos e, na verdade, cobrava os mesmos preços de antes, ou oferecia reduções muito pequenas.

Esse receio provou reações de instituições de defesa do consumidor. No ano passado, por exemplo, ação do Ministério Público da Paraíba levou à prisão de quatro gerentes de lojas pela suspeita de fraude. Em São Paulo, desde 2013 o Procon faz levantamento prévio de preços dois meses antes do evento para combater fraudes. “O tamanho do desconto depende de que se faça pesquisa desde já, anotando e comparando os resultados da busca. É um exercício que exige paciência e certa disciplina”, diz a economista-chefe do SPC Brasil, Marcela Kawauti.

Apesar da desconfiança, em geral, o consumidor gosta da promoção. Numa escala de 1 a 10, a satisfação com a Black Friday do ano passado foi de 7,3. Em 2015, havia sido 8,5. E 85% dos consultados consideram que valeu a pena comprar na liquidação.

A pesquisa revela também que os consumidores consideram gastar cerca de R$ 1 mil este ano. Smartphones (29%), roupas (28%) e eletrodomésticos (25%) lideram o desejo de compra. Os ambientes preferidos são os sites de lojas nacionais (56%) e os shopping centers (23%). Os consumidores que pretendem comprar apenas no dia da Black Friday somam 40%, enquanto 26% calculam que vão adquirir produtos ao longo de novembro.

Ponto de Vista

Recent Posts

COTAÇÕES DO DIA

DÓLAR COMERCIAL: R$ 5,0540 DÓLAR TURISMO: R$ 5,2780 EURO: R$ 5,4480 LIBRA: R$ 6,3450 PESO…

13 horas ago

Embraer registra prejuízo de R$ 63,5 milhões no 1° trimestre de 2024

A Embraer registrou prejuízo líquido ajustado de R$ 63,5 milhões no primeiro trimestre de 2024, segundo informou…

14 horas ago

Brasil é 3º mercado de animes fora do Japão e da China; por que eles são mais populares do que nunca?

Não é exagero dizer que, na vasta lista de paixões dos brasileiros, estão os desenhos…

14 horas ago

Falha trava missão tripulada da Boeing ao espaço; entenda disputa da gigante contra Elon Musk por verba da Nasa

O lançamento do primeiro voo tripulado da cápsula Starliner, da Boeing, foi adiado para esta…

14 horas ago

Potiguar e família ficam com casa submersa após enchentes no RS: ‘Só pegamos documentos e roupas’

Um potiguar precisou sair às pressas de casa com a família após as enchentes que…

14 horas ago

A Quinta Cultural do IHGRN terá como tema “Os 96 anos da Primeira Concessão do Voto Feminino na América Latina”

Nesta quinta-feira (09), às 17h no Salão Nobre do Instituto Histórico Geográfico do Rio Grande…

14 horas ago

This website uses cookies.