PELÉ: PAZ, AMOR E ARTE –

Na opinião do escritor, jornalista, romancista, teatrólogo, dramaturgo, contista e cronista de costumes e de futebol brasileiro, Nelson Falcão Rodrigues: “Toda unanimidade é burra!”.

Porém, se vivo fosse hoje, ante a unanimidade do mundo inteiro exaltando a genialidade do brasileiro de Três Corações, Edson Arantes do Nascimento, ele se contradiria ao ponto de modificar a festejada assertiva para: “Toda unanimidade é burra, exceto na admiração ao Pelé”.

Nelson Rodrigues tanto admirava o jogador santista e da seleção brasileira que lhe pôs a alcunha de rei, “Rei do Futebol”. Esse admiração se consolidou após o cronista assistir ao jogo Santos x América-RJ, no  Maracanã, no dia 26 de fevereiro de 1958, pela primeira rodada do Torneio Rio-São Paulo.

Naquele jogo, o clube santista venceu o time carioca por 5 a 3. Dos cinco gols do Santos, quatro foram marcados por Pelé. Admirado com o desempenho do rapaz de 17 anos, ele escreveu: “Sozinho, liquidou a partida, monopolizou o placar”. Nessa crônica dedicada ao garoto santista, pela primeira vez Pelé foi chamado de “Rei”.

Na biografia O Anjo Pornográfico (1992), de autoria de Ruy Castro, é reproduzido texto de Nelson Rodrigues publicado na revista Manchete Esportiva, em 8 de março de 1958: “Pelé leva sobre os demais jogadores uma vantagem considerável – a de se sentir rei da cabeça aos pés”. E mais adiante: “Quando ele apanha a bola e dribla um adversário, é como quem escorraça um plebeu ignaro e piolhento”.

Segundo Ruy Castro, dos quatro gols que Pelé enfiou nas redes do América-RJ, um deles chamou a atenção do cronista. Aquele em que o craque, antes de encaçapar a bola na rede adversária, dribla o primeiro, entorta o segundo e corta o terceiro zagueiro. “Até que chegou o momento em que não havia ninguém para driblar. Não existia uma defesa. Ou por outra: a defesa estava indefesa”.

Na crônica “Meu personagem do ano”, em janeiro de 1959, Nelson Rodrigues não cansou de exaltar a genialidade de Pelé: “É um menino, um garoto. Se quisesse entrar num filme de Brigitte Bardot, seria barrado. Mas, reparem: é um gênio indubitável. Pelé podia virar-se para Michelangelo, Homero ou Dante e cumprimentá-los com íntima efusão: ‘Como vai colega?’’’.

Descreveu-se acima a arte de Pelé. Pouco se exaltou a bondade, a simplicidade, o carisma e o grau de pacifismo contidos no âmago do cidadão Edson Arantes do Nascimento que, coincidentemente, também abrigava Pelé.

Lembremos a despedida do craque no Giants Stadium, em Nova York, no 1º de outubro de 1977, no jogo Cosmos versus Santos, quando vestiu no primeiro tempo a camisa do time norte-americano e, no segundo, a camisa da equipe brasileira resultando na vitória do Cosmos pelo placar de 2 a 1. Diante de 75.646 torcedores ele proferiu o emblemático “Love, love, love”, repetido em coro pelo estádio lotado. (38)

Recordemos, também, a paralização da guerra civil no Congo Belga e na Nigéria, no início de 1969, durante excursão do Santos pela África. O fato ocorreu durante a partida, quando forças do Congo-Kinshasa (ex-Zaire) e Congo Brazzaville estiveram pacificamente no mesmo estádio para ver Pelé jogar.

Por último, o milésimo gol no Maracanã, em 19 de novembro de 1969, em partida entre Vasco e Santos, válida pelo Torneio Roberto Gomes Pedrosa, quando falou: “Dedico esse gol às criancinhas pobres do Brasil”.

Descansem em paz, Pelé e Edson Arantes do Nascimento!

 

 

 

 

 

José Narcelio Marques Sousa – Engenheiro civil

As opiniões contidas nos artigos são de responsabilidade dos colaboradores
Ponto de Vista

Recent Posts

Trump diz que não usará força para tomar Groenlândia, mas exige negociação

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou em seu discurso no Fórum Econômico Mundial,…

18 horas ago

CFM quer impedir que 13 mil alunos de Medicina mal avaliados em exame nacional possam atender

O Conselho Federal de Medicina (CFM) estuda impedir que 13 mil estudantes de Medicina do…

18 horas ago

Criança morre soterrada após casa desabar durante forte chuva no ES; cidades têm deslizamentos e árvores caídas

Uma criança de 10 anos morreu soterrada após o desmoronamento de uma casa devido às chuvas, na…

19 horas ago

BC decreta liquidação extrajudicial do Will Bank, que integra conglomerado do banco Master

O Banco Central (BC) decretou nesta quarta-feira (21) a liquidação extrajudicial da Will Financeira S.A. Crédito,…

19 horas ago

‘Sesc Parada na Ladeira’ terá show gratuito de Saulo Fernandes nesta quinta-feira (22) em Natal

A terceira edição do "Sesc Parada na Ladeira" será realizada nesta quinta-feira (22), abrindo a…

19 horas ago

PONTO DE VISTA ESPORTE – Leila de Melo

  1- Sábado (24) é dia de Clássico-rei! América-RN e ABC chegam em condições muito…

19 horas ago

This website uses cookies.