Categories: Blog

Onde fica Kiev, a capital da Ucrânia?

A cidade de Kiev, capital da Ucrânia e uma das maiores do país, está sendo alvo de ataques da Rússia desde a quinta-feira (24). Na madrugada desta sexta-feira (25), tropas russas começaram a se aproximar da região. Segundo o jornal “The New York Times”, o Ministério de Defesa ucraniano já estaria falando na presença de forças russas em um distrito na capital.

Localizada no centro-norte do território ucraniano, a cidade é cortada pelo rio Dnieper, que se estende até o sul do país. Nela estão a sede do parlamento, o Verkhovna Rada, a sede do Conselho Nacional de Segurança e Defesa e a residência presidencial, o Palácio Mariyinsky.

Com cerca de 839 km2 de área, Kiev ocupa um território maior do que a cidade de Goiânia, em Goiás, que tem aproximadamente 728,8 km2, mas sua população se aproxima à da capital baiana, Salvador, ambas com cerca de 2,9 milhões de habitantes.

Como herança da era soviética, Kiev tem um sistema de metrô que foi inagurado em 1960 e abriga a estação mais profunda do mundo, a Arsenalna, que fica a 105,2 metros abaixo do nível da rua. Por ordem do prefeito da cidade, Vitaly Klitschko, quatro estações foram desativadas nos últimos dias para servir de abrigo para a população durante o conflito com a Rússia. Antes de ser eleito para assumir a gestão municipal, em 2014, Vilaty foi campeão mundial de boxe na categoria peso pesado e era chamado de “Dr. Punho de Ferro”.

A proximidade da capital com Belarus, nação aliada ao presidente russo Valdimir Putin, é de grande relevância para entender o avanço das tropas da Rússia na Ucrânia e a possível tomada de Kiev.

Segundo a chefia de gabinete das Forças Armadas ucranianas, os russos estão utilizando um campo de pouso na Belarus para reunir tropas e atacar a cidade. O plano original seria usar o aeroporto de Hostomel, perto da capital ucraniana. Este ponto, entretanto, ficou muito danificado durante a batalha, segundo o militar.

De acordo com informações da agência norte-americana AP (Associated Press), durante a madrugada desta sexta-feira, o secretário de Defesa dos Estados Unidos, Lloyd Austin, teria confirmado que militares russos já estariam dentro do território ucraniano, se aproximando da capital, e a porta de entrada seria Belarus.

O distrito de Obolon, nas margens do rio Dnieper e um pouco ao norte do centro de Kiev, já estaria com presença de tropas russas, segundo o Ministério da Defesa da Ucrânia. As autoridades municipais disseram que os moradores devem evitar operações militares ativas em Obolon.

Fonte: G1

Ponto de Vista

Recent Posts

Trump diz que não usará força para tomar Groenlândia, mas exige negociação

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou em seu discurso no Fórum Econômico Mundial,…

22 horas ago

CFM quer impedir que 13 mil alunos de Medicina mal avaliados em exame nacional possam atender

O Conselho Federal de Medicina (CFM) estuda impedir que 13 mil estudantes de Medicina do…

22 horas ago

Criança morre soterrada após casa desabar durante forte chuva no ES; cidades têm deslizamentos e árvores caídas

Uma criança de 10 anos morreu soterrada após o desmoronamento de uma casa devido às chuvas, na…

23 horas ago

BC decreta liquidação extrajudicial do Will Bank, que integra conglomerado do banco Master

O Banco Central (BC) decretou nesta quarta-feira (21) a liquidação extrajudicial da Will Financeira S.A. Crédito,…

23 horas ago

‘Sesc Parada na Ladeira’ terá show gratuito de Saulo Fernandes nesta quinta-feira (22) em Natal

A terceira edição do "Sesc Parada na Ladeira" será realizada nesta quinta-feira (22), abrindo a…

23 horas ago

PONTO DE VISTA ESPORTE – Leila de Melo

  1- Sábado (24) é dia de Clássico-rei! América-RN e ABC chegam em condições muito…

23 horas ago

This website uses cookies.