Categories: Blog

Onda de calor ameaça a saúde de moradores de 6 estados brasileiros

Onda de calor ameaça a saúde de moradores de 6 estados brasileiros — Foto: Jornal Nacional/ Reprodução

O ano de 2025 ainda não tem 50 dias, e o Brasil já enfrenta a terceira onda de calor do ano. Seis estados do Centro-Sul estão sob alerta do Instituto Nacional de meteorologia.

Que calor é esse? Quem não disse ou ouviu essa frase nessa segunda-feira (17) em boa parte do Centro-Sul do país? Pelo menos seis estados – Rio de JaneiroSão Paulo, Minas Gerais, Santa Catarina, Paraná e Mato Grosso do Sul – estão sob alerta do Inmet – o Instituto Nacional de Meteorologia – para uma onda de calor.

No Rio de Janeiro, os termômetros marcaram 41,3ºC. Em uma escala de 1 a 5, a cidade atingiu, pela primeira vez, o nível de calor 4 – que é quando a temperatura fica entre 40ºC e 44°C por pelo menos três dias consecutivos. Esse índice foi criado em junho de 2024 e leva em consideração, além da temperatura, a umidade do ar e o período de exposição ao calor.

“Muito quente mesmo, o calor está demais. Quem não está acostumado, meu filho, nem fica aqui”, diz um homem.

 

No litoral de São Paulo, um espaço com sombra estava sendo mais procurado que o banho de mar.

“Vamos dizer assim, insuportável. Não dá nem para pisar na areia de chinelo porque queima o pé”, conta um homem.

 

“Estou usando boné, óculos… Qualquer forma de se proteger do sol, a gente se protege. Mas não deixa de vir na praia”, diz a atendente Tuany Oliveira.

Onda de calor é até esperada no mês de fevereiro em boa parte do país. Mas, agora, um sistema de alta pressão, como se fosse uma tampa de panela sobre o país, está elevando ainda mais as temperaturas.

“É uma compressão da atmosfera que inibe a formação de nuvens e de chuva. Então, boa parte do calor que seria refletida pelas nuvens ou evaporaria a chuva, ela vai se converter em mais calor”, explica o pesquisador do Cemaden Giovanno Dolif.

 

Não é só a temperatura nesta época do ano. Tem também a maneira como a gente sente o calor. É que umidade relativa do ar também está mais alta. Com isso, o suor não consegue evaporar o suficiente para reduzir a temperatura corporal. Essa tal sensação térmica pode chegar a 5, 6, 7 graus acima do que está marcando o termômetro.

Em Santos, a temperatura chegou a 40°C, mas a sensação térmica foi de 43ºC. O médico do esporte Fabio Baptista reforça uma orientação básica que não pode ser esquecida nesse período: a hidratação.

“Deve ser algo programado. Você deve deixar sua garrafinha de água ao lado do seu ponto de trabalho, ao lado da sua cama, para que você se hidrate durante a noite, se hidrate antes do exercício físico, para você não se expor tanto e atenuar esses efeitos tão ruins do calor em excesso”, afirma.

Ponto de Vista

Recent Posts

COTAÇÕES DO DIA

DÓLAR COMERCIAL: R$ 5,1610 DÓLAR TURISMO: R$ 5,3700 EURO: R$ 5,8830 LIBRA: R$ 6,8430 PESO…

1 dia ago

Censo Escolar: Brasil reduz índices de reprovação, abandono e atraso

Os números referentes ao desempenho de estudantes que concluíram o ensino médio na rede pública do país…

1 dia ago

Caso do filme ‘Dark Horse’ pode levar PF a abrir até 3 inquéritos nos próximos dias

As suspeitas sobre o financiamento do filme "Dark Horse", uma cinebiografia do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), devem…

1 dia ago

Avião de pequeno porte bate no arranha-céu mais alto de Pequim, na China

Um avião de pequeno porte se chocou contra o arranha-céu mais alto de Pequim nesta sexta-feira (26),…

1 dia ago

Sistema de mísseis e canhões de última geração: como é a Fragata Cunha Moreira, novo navio de guerra da Marinha

A Fragata Cunha Moreira (F202), que foi lançada pela Marinha do Brasil nesta sexta-feira (26),…

1 dia ago

Copa 2026: Rodada de hoje encerra primeira fase dos grupos G, H e I

A terceira e última rodada da fase de grupos da Copa do Mundo prossegue nesta…

1 dia ago

This website uses cookies.