O VIOLINO, UM INSTRUMENTO POÉTICO – Diogenes da Cunha Lima

O VIOLINO, UM INSTRUMENTO POÉTICO –

Nestes tempos de imediatidade e polarismo, é bom lembrar a advertência do poeta e ex-presidente José Sarney, “O Governo é como o violino: você toma com a esquerda e toca com a direita”. Certamente, não é assim que pensa o presidente Jair Bolsonaro.

O violino é o mais agudo dos instrumentos de corda, da mesma família da viola, do violoncelo e do contrabaixo. É um soprano. Criado no século XVI, construído pelo alemão Gasparo Duiffopruggar (1514 – 1570) e consagrado pelo italiano Gasppard de Salo (1540 – 1609). Tem o som mais nobre e aveludado que o da antiga rabeca, de origem árabe. E da trombeta marinha, instrumento de uma corda só, como o nosso berimbau.

O violino teve impressionante participação no Renascimento italiano. Na cidade da arte italiana, Vercelli, encontra-se La Madonna degli Aranci, pintada por Gaudenzio Ferrari, dando ênfase ao violino.

Talvez nenhum instrumento musical mereceu mais louvores em prosa e em verso do que o violino. O poeta Luis Carlos Guimarães dizia que a “Chanson d’automne”, de Paul Verlaine, que tem como tema o tempo e o violino, havia anunciado a música antes de qualquer coisa, e tinha mil faces. Propôs a cinco amigos que fizéssemos a tradução possível. Seriam publicadas em conjunto. Infelizmente, encantou-se antes de concretar o projeto literário.

“A Canção de Outono” tem merecido traduções primorosas no Brasil, entre as quais as de Alphonsus de Guimarães e Guilherme de Almeida. Prefiro a rima de Paulo Mendes Campos, que assim começa: “Os longos trinos / dos violinos / do outono / ferem a minha alma / com uma calma / que dá sono”.

O poeta e acadêmico Gilberto Avelino faz apelo à sua amada: “Escuta comigo os violinos de dezembro. / Vem da noite um canto bom, / Um longo canto de lapinhas e fandangos”. A percepção poética, evidentemente, transforma a habitual rabeca dos folguedos populares em música violinística.

O ícone supremo dos violinos é o Stradivarius. De fama universal, tiveram origem no luthier de Cremona, Antonio Stradivari (1644 – 1737). A sua família produziu inúmeros e perfeitos instrumentos de corda.

O natalense Cussy de Almeida (1936 – 2010) foi o único brasileiro a possuir e tocar um violino Stradivarius. Ele era filho do genial maestro compositor Waldemar de Almeida. Aos 6 anos de idade, apresentou-se em concerto no Teatro Alberto Maranhão. No Recife, ao lado de Ariano Suassuna e de outros, participou da criação do Movimento Armorial. A sua arte permanece e é símbolo de virtuosidade.

O arco, que dá voz ao violino, é, preferivelmente, feito de pau-brasil. A sua consistência forte, rígida e flexível tornou-o ideal para os arqueteiros. A madeira brasileira diz presente em todas as principais orquestras sinfônicas e filarmônicas do mundo.

A indispensabilidade do violino nos conjuntos de orquestra permite um bom número de profissionais. Um exemplo é a Orquestra Sinfônica de São Paulo que abriga cerca de 30 violinistas atuantes.

O violino integra o violinista como se fora a sua própria alma e estimula o romantismo do ouvinte amante.

 

 

 

 

 

Diogenes da Cunha Lima – Advogado, Poeta e Presidente da Academia de Letras do RN

As opiniões contidas nos artigos são de responsabilidade dos colaboradores
Ponto de Vista

Recent Posts

Trump diz que não usará força para tomar Groenlândia, mas exige negociação

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou em seu discurso no Fórum Econômico Mundial,…

18 horas ago

CFM quer impedir que 13 mil alunos de Medicina mal avaliados em exame nacional possam atender

O Conselho Federal de Medicina (CFM) estuda impedir que 13 mil estudantes de Medicina do…

18 horas ago

Criança morre soterrada após casa desabar durante forte chuva no ES; cidades têm deslizamentos e árvores caídas

Uma criança de 10 anos morreu soterrada após o desmoronamento de uma casa devido às chuvas, na…

19 horas ago

BC decreta liquidação extrajudicial do Will Bank, que integra conglomerado do banco Master

O Banco Central (BC) decretou nesta quarta-feira (21) a liquidação extrajudicial da Will Financeira S.A. Crédito,…

19 horas ago

‘Sesc Parada na Ladeira’ terá show gratuito de Saulo Fernandes nesta quinta-feira (22) em Natal

A terceira edição do "Sesc Parada na Ladeira" será realizada nesta quinta-feira (22), abrindo a…

19 horas ago

PONTO DE VISTA ESPORTE – Leila de Melo

  1- Sábado (24) é dia de Clássico-rei! América-RN e ABC chegam em condições muito…

19 horas ago

This website uses cookies.