O UNIVERSO LÚDICO NA ODONTOPEDIATRIA – Eloisa Alexsandra Lopes

O UNIVERSO LÚDICO NA ODONTOPEDIATRIA –

Uma  estratégia de preparação da criança para o tratamento odontológico é a atividade lúdica, empregada, de modo geral, com a finalidade de reforçar o estabelecimento de uma relação inicial amigável entre paciente e dentista Na idade infantil, o lúdico tem uma importante finalidade pedagógica, possibilitando a criança aprender sobre o mundo, sobre as pessoas e sobre si mesma. Desta forma, o diálogo e as brincadeiras devem ser à base do relacionamento na odontopediatria.

É assim, diante da extrema sensibilidade infantil a linguagem e a comunicação não verbal que o lúdico se traduz como uma das formas mais eficazes de envolver a criança no processo preventivo das doenças bucais. Para evitar a evolução do medo usamos a técnica do falar-mostrar-fazer. O seu uso na primeira consulta reduz a associação de acontecimentos desagradáveis no contexto odontológico. Já a técnica da recompensa é capaz de reduzir a ansiedade, inclusive para a consulta seguinte. Oferecer brindes deixa na memória da criança uma lembrança agradável da consulta. É um dos instrumentos lúdicos que alcança ótimos resultados na melhora do comportamento, atuando de forma motivadora e de grande significância na redução da ansiedade.

A fim de facilitar a adesão das crianças que estão em tratamento oncológico ao tratamento odontológico, utilizamos o projeto Educação e Sorriso na Casa Durval Paiva para desmistificar a figura do dentista como ‘vilão’. Algumas atividades como fantoches, teatro, filmes e pinturas são desenvolvidas junto aos pacientes. As crianças já se vestiram até de dentista e atenderam os profissionais numa atividade divertida, onde a informação foi transmitida e posta em prática e o fator divertimento trouxe novas sensações, funcionando como reforço, pois a aprendizagem só se realiza a partir do desencadeamento de forças motivadoras.

Assim, a odontopediatria tem por princípio o uso primeiro do lúdico, em todas as suas manifestações, ultrapassando a dimensão da diversão e do lazer, no intuito de estreitar a relação paciente – odontopediatra. Esta aproximação do mundo da criança ocorre quando fica expresso, por meio das brincadeiras e dos jogos, aquilo que internamente está latente em si mesma, fazendo valer eficazmente a intervenção odontológica.

Eloisa Alexsandra Lopes – Dentista – Casa Durval Paiva – CRO/RN 3663 

As opiniões contidas nos artigos são de responsabilidade dos colaboradores
Ponto de Vista

Recent Posts

COTAÇÕES DO DIA

DÓLAR COMERCIAL: R$ 5,2970 DÓLAR TURISMO: R$ 5,5030 EURO: R$ 6,1830 LIBRA: R$ 7,0830 PESO…

1 dia ago

Rodoanel é liberado após acidente com 5 carretas bloquear faixas na região de Embu das Artes

O Rodoanel foi liberado após um acidente envolvendo cinco carretas na manhã desta quinta-feira (4) provocar o bloqueio…

1 dia ago

CNU 2025: prova discursiva terá redação e questões; veja como funciona cada modelo

A prova discursiva da segunda edição do Concurso Nacional Unificado, aplicada neste domingo (7), é uma…

1 dia ago

PIB brasileiro fica estável e cresce 0,1% no 3º trimestre, diz IBGE

O Produto Interno Bruto (PIB) do Brasil variou 0,1% no terceiro trimestre de 2025, informou o…

1 dia ago

‘Choques e queima de equipamentos’: Maternidade é parcialmente esvaziada em Natal por causa de problemas elétricos

Pacientes da Maternidade Escola Januário Cicco, ligada à Universidade Federal do Rio Grande do Norte,…

1 dia ago

Lula abre reunião do Conselhão, que deve fazer balanço do grupo na COP 30 e discutir rumos da economia

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) abriu, nesta quinta-feira (4), a 6ª plenária…

1 dia ago

This website uses cookies.