Os números de povos e de línguas indígenas do Brasil cresceram na última década, mostram dados do Censo 2022 divulgados nesta sexta-feira (24) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
Segundo o levantamento, o Brasil tem 391 etnias, 86 mais que as 305 registrada em 2010 (do 1,7 milhão de pessoas indígenas no Brasil, cerca de 1,2 milhão declararam sua etnia). Já o número de línguas indígenas foi de 274 para 295.
Para a pesquisa, etnia indígena é uma comunidade humana identificada por afinidades linguísticas, culturais e sociais. Veja ao fim da reportagem a lista com 75 novas etnias.
egundo o IBGE, o crescimento de povos e de línguas está decorre de mudança na forma como o Censo coleta e analisa essas informações e de um maior sentimento de autoafirmação entre os indígenas.
“A gente captou 75 novos etnônimos [e nomes pelos quais as próprias comunidades se reconhecem] novas e fez também algumas desagregações [etnias que antes estavam agrupadas foram desagrupadas]”, explica Marta Antunes, Gerente de Povos e Comunidades Tradicionais e Grupos Populacionais Específicos (GPCTE) do IBGE.
Maiores povos indígenas
A pesquisadora aponta também a influência de etnias transfronteiriças. São povos com intensa mobilidade entre países que fazem fronteira com o Brasil, como Colômbia e Venezuela.
“Por isso abolimos a denominação “etnias de outros países”, que antes reunia todas essas populações em um único grupo agregado. Sempre que uma dessas etnias apresentou mais de 20 pessoas no levantamento, nós a desagregamos. Assim, oito novas entradas resultam dessas desagregações.
Os dados do IBGE revelam um aumento da diversidade étnica em todos os estados. A exceção é o Amapá, que teve uma redução na quantidade de etnias declaradas (de cinco em 2010 passou para três em 2022).
Quantidade de etnias por estado:
Nos municípios, as maiores concentrações étnicas se encontram nas capitais São Paulo (194 etnias), Manaus (186), Rio de Janeiro (176), Brasília (167) e Salvador (142).
Fora das capitais, os municípios de Campinas (SP), Santarém (PA) e Iranduba (AM) possuem maior diversidade de povos e agrupamentos indígenas (com 96, 87 e 77 etnias, respectivamente).
Fonte: G1
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou em seu discurso no Fórum Econômico Mundial,…
O Conselho Federal de Medicina (CFM) estuda impedir que 13 mil estudantes de Medicina do…
Uma criança de 10 anos morreu soterrada após o desmoronamento de uma casa devido às chuvas, na…
O Banco Central (BC) decretou nesta quarta-feira (21) a liquidação extrajudicial da Will Financeira S.A. Crédito,…
A terceira edição do "Sesc Parada na Ladeira" será realizada nesta quinta-feira (22), abrindo a…
1- Sábado (24) é dia de Clássico-rei! América-RN e ABC chegam em condições muito…
This website uses cookies.