A capital Natal é a cidade com menor cobertura de vacinação contra a poliomielite entre todos os 167 municípios do Rio Grande do Norte. É o que aponta um relatório divulgado nesta terça-feira (18) pelo RN+ Vacina, plataforma do governo do RN que monitora em tempo real as campanhas de imunização no estado.
O ranking de cobertura vacinal (veja completo mais abaixo) mostra que Natal vacinou 35,6% do público-alvo da campanha, que são crianças de até cinco anos de idade.
O município de São Gonçalo do Amarante, na Grande Natal, tem o segundo pior rendimento, tendo vacinado 44% do público-alvo.
Em nota, a a Secretária Municipal de Saúde de Natal disse que “mais uma vez apela para que os pais levem as crianças para se vacinar”.
A pasta reforçou que, como estratégia, recentemente prorrogou a campanha de vacinação contra pólio e tem disponibilizado a vacina em pontos extras que funcionam também em horários não comerciais (veja tabela abaixo). Segundo a SMS, também estão sendo disponibilizadas as vacinas tríplice viral e contra a varicela nesses pontos.
Pontos extras de vacinação em Natal
| Via Direta | 9h às 21h |
| Midway Mall | 10h às 17h |
| Partage Norte Shopping | 14h às 20h |
| Ginásio Nélio Dias | 9h às 16h (segunda a sexta) e 9h às 14h (sábado) |
De acordo com o relatório divulgado pelo RN+ Vacina, os municípios que mais vacinaram contra a pólio no estado, inclusive ultrapassando a meta, foram Severiano Melo (165,4% do público-alvo) José da Penha (124,3%) e Água Nova (122,2%).
As cidades que completam os dez primeiros colocados são Barcelona (107%), Jundiá (106%), Monte das Gameleiras (106%), Fernando Pedroza (104%), Caiçara do Rio do Vento (104%), São Bento do Norte (103%), Santana do Serid (103%).
Algumas das cidades com maiores populações do Rio Grande do Norte também estão com a vacinação abaixo da meta, que é de imunizar 95% do público-alvo.
A cidade de Mossoró, por exemplo, vacinou 55,3% e está na 152ª colocação no ranking do RN+ Vacina. Já Parnamirim, na Grande Natal, vacinou 51,8% do público e está na 155ª posição.
Com 50% do público-alvo vacinado, Macaíba ocupa a 161ª posição no ranking.
Diante da cobertura abaixo da meta em todo o estado, recentemente o governo do RN também prorrogou a imunização contra a pólio até o dia 31 de outubro. Segundo o estado, essa é a pior cobertura dos últimos seis anos. Desde 2017, o RN não atinge a meta de 95% da vacinação do público-alvo.
O último caso da doença registrado no Rio Grande do Norte RN ocorreu em 1989, em São José do Seridó.
A vacina contra a poliomielite é indicada para crianças de 1 ano a menores de 5 anos. O esquema vacinal do Calendário Nacional de Vacinação é composto por três doses da vacina inativada poliomielite (VIP), administradas aos dois, quatro e seis meses, com a vacina oral poliomielite (VOP) aos 15 meses e aos 4 anos de idade.
Fonte: G1RN
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou em seu discurso no Fórum Econômico Mundial,…
O Conselho Federal de Medicina (CFM) estuda impedir que 13 mil estudantes de Medicina do…
Uma criança de 10 anos morreu soterrada após o desmoronamento de uma casa devido às chuvas, na…
O Banco Central (BC) decretou nesta quarta-feira (21) a liquidação extrajudicial da Will Financeira S.A. Crédito,…
A terceira edição do "Sesc Parada na Ladeira" será realizada nesta quinta-feira (22), abrindo a…
1- Sábado (24) é dia de Clássico-rei! América-RN e ABC chegam em condições muito…
This website uses cookies.