As desapropriações de imóveis ao longo da maior parte da Avenida Capitão-Mor Gouveia, Zona Oeste da capital, e a instalação de uma ciclovia ao longo de todo o Corredor Estrutural Oeste não fazem mais parte do plano da prefeitura do Natal para as obras do lote 1 de mobilidade urbana para a Copa 2014. As desapropriações são, até agora, o principal entrave que dificulta o andamento das obras, e a ciclovia será suprimida do projeto por causa das mudanças sugeridas pela secretária Tereza Cristina Vieira Pires, titular da pasta de Obras Públicas e Infraestrutura (Semopi). Ao invés do alargamento da Capitão-Mor Gouveia, a ideia é fazer um binário da via com as avenidas Jerônimo Câmara e Lima e Silva, que são paralelas.
A mudança no projeto da Mor-Gouveia foi feita com base em um estudo anterior ao projeto da Copa, feito há vários anos pela Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (Semob). O estudo apontava para a necessidade de fazer um binário por causa do crescente fluxo de veículos na via, que em vários momentos do dia fica sobrecarregada. “Sou funcionária do município há 35 anos e acompanho a evolução desses projetos. Percebemos que incluindo no projeto as avenidas Jerônimo Câmara e a Lima e Silva, teríamos outras e boas alternativas que têm estrutura para operar transporte coletivo”.
A secretária também atribui a mudança ao fator tempo, afinal as obras devem ficar prontas a tempo da Copa 2014. “Não é que as desapropriações sejam, por si só, o único entrave. Como é uma obra de interesse público, a desapropriação maciça é um instrumento legal. Se tivéssemos mais tempo, e não houvesse tanta interferência externa, conseguiríamos um processo de intervenção menos traumático”, apontou Tereza Cristina. “Não poderíamos propor alguma coisa tecnicamente incoerente com o Plano Diretor e com o Plano Municipal de Mobilidade, ou seja, procuramos a alternativa que solucionasse melhor esse trauma. Quando assumi a pasta da Semopi, me reuni com os colegas técnicos, buscando solucionar esse impasse”.
A Mor Gouveia continuará com corredor exclusivo de ônibus, com um pontilhão sobre a linha férrea e um novo entroncamento com a Avenida Prudente de Morais, com um túnel. Todas as vias do binário vão receber melhorias nas calçadas, iluminação e paisagismo. “A ciclovia será suprimida, mas o município ainda pretende implantar o seu plano cicloviário. Ou seja, avaliar uma forma de viabilizar a implantação de ciclovias do eixo que vai ligar a Zona Oeste até a Arena das Dunas, e da Arena das Dunas até o setor hoteleiro”.
Fonte: Diário de Natal
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