Categories: Blog

MEC mantém negativa ao curso de Medicina do UNI-RN; instituição rebate

O Conselho Nacional de Educação (CNE), órgão colegiado do Ministério da Educação (MEC), manteve a decisão que havia negado o pedido de autorização para o curso de Medicina do Centro Universitário do Rio Grande do Norte (UNI-RN), em Natal. A deliberação da Secretaria de Regulação e Supervisão da Educação Superior (Seres/MEC) que rejeita o recurso apresentado pela instituição foi aprovada por unanimidade. Por outro lado, o UNI-RN afirma que o curso permanece válido com base em uma Portaria.

Com o parecer, o CNE manteve o entendimento técnico da Seres, que havia negado a criação do curso de Medicina solicitado pela Liga de Ensino do Rio Grande do Norte — mantenedora do UNI-RN — sob o argumento de que não foram atendidos integralmente os requisitos de infraestrutura, corpo docente e rede de serviços de saúde exigidos pela legislação federal.

“(…) negar provimento ao recurso, mantendo a decisão da Secretaria de Regulação e Supervisão da Educação Superior, expressa na Portaria nº 439, de 29 de agosto de 2024, que indeferiu o pedido de autorização para funcionamento do curso superior de Medicina, que seria ministrado pelo UNI-RN, com sede no Município de Natal”, diz trecho do documento.

Instituição afirma que curso segue autorizado

Em nota enviada à imprensa, o UNI-RN afirmou que o curso “permanece plenamente válido, autorizado e em funcionamento regular, amparado por meio de Portaria de Autorização publicada pelo MEC (Portaria Seres/MEC nº 476, de 18 de julho de 2025)”.

A instituição informou ainda que a nova portaria foi editada “por força de determinação judicial que tornou sem efeito a Portaria SERES/MEC nº 439, de 29 de agosto de 2024, que indeferia o seu funcionamento”. Segundo o texto, “por essa razão, o recurso administrativo cuja decisão foi publicada em 03/11/2025 perdeu o objeto em razão da referida portaria autorizativa”.

O comunicado é assinado pelo advogado Gilberto Brito, e sustenta que a decisão judicial que deu origem à Portaria nº 476/2025 garante a validade da autorização do curso, independentemente do julgamento do recurso no âmbito administrativo.

O curso de Medicina do UNI-RN é uma das principais apostas de expansão da instituição, que já atua nas áreas de Direito, Saúde, engenharias, Administração e Educação.

 

 

 

 

 

Fonte: Tribuna do Norte

Ponto de Vista

Recent Posts

Trump diz que não usará força para tomar Groenlândia, mas exige negociação

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou em seu discurso no Fórum Econômico Mundial,…

10 horas ago

CFM quer impedir que 13 mil alunos de Medicina mal avaliados em exame nacional possam atender

O Conselho Federal de Medicina (CFM) estuda impedir que 13 mil estudantes de Medicina do…

10 horas ago

Criança morre soterrada após casa desabar durante forte chuva no ES; cidades têm deslizamentos e árvores caídas

Uma criança de 10 anos morreu soterrada após o desmoronamento de uma casa devido às chuvas, na…

11 horas ago

BC decreta liquidação extrajudicial do Will Bank, que integra conglomerado do banco Master

O Banco Central (BC) decretou nesta quarta-feira (21) a liquidação extrajudicial da Will Financeira S.A. Crédito,…

11 horas ago

‘Sesc Parada na Ladeira’ terá show gratuito de Saulo Fernandes nesta quinta-feira (22) em Natal

A terceira edição do "Sesc Parada na Ladeira" será realizada nesta quinta-feira (22), abrindo a…

11 horas ago

PONTO DE VISTA ESPORTE – Leila de Melo

  1- Sábado (24) é dia de Clássico-rei! América-RN e ABC chegam em condições muito…

11 horas ago

This website uses cookies.