Categories: Blog

Marinha alerta para ventos de até 61 km/h no litoral do RN

A Marinha do Brasil emtiu um aviso de mau tempo para o litoral do Rio Grande do Norte, com previsão de ventos de até 61 km/h no oceano entre esta quarta (14) e quinta-feira (15).

Os ventos, segundo a Marinha do Brasil, podem afetar toda a faixa litorânea de Natal (RN) até São Luís (MA). Os ventos acontecem nos sentido do sudeste para o leste.

Por conta da intensidade, a Marinha informou que os navegantes devem consultar essas informações “antes de se fazerem ao mar” e solicitou “ampla divulgação às comunidades de pesca e esporte e recreio”.

Todos os avisos meteorológicos divulgados pela Marinha do Brasil disponíveis na página do Centro de Hidrografia da instituição.

Ventos mais fortes entre julho e outubro

Segundo o chefe da unidade de meteorologia da Empresa de Pesquisa Agropecuária do Rio Grande do Norte (Emparn), Gilmar Bristot, entre julho e outubro os ventos no Nordeste, principalmente no litoral, ficam mais fortes.

“Normalmente nessa época do ano a alta pressão do Atlântico Sul fica mais intenso devido à chegada do inverno. O ar fica mais denso, promovendo assim o aumento do vento que se desloca do centro de alta pressão para a região do equatorial. É uma área de baixa pressão onde o ar é menos denso. Então, você tem esse aumento dos ventos nessa época do ano”, explicou.

Em 2024, segundo o especialista, os ventos ficaram mais fortes devido a presença do fenômeno La Niña e presença de águas mais frias no Oceano Pacífico.

“O fenômeno La Niña causa essa circulação com mais facilidade aqui sobre o Nordeste. É um dos motivos também que está influenciando no aumento dos ventos aqui”, explicou.

Segundo Bristot, a previsão para os próximos dias é de ventos mais fortes no litoral, por conta do esfriamento das águas da superfície do Oceano Atlântico Sul. A dinâmica envolvida deve fazer aumentar os ventos da Paraíba até o Maranhão. Segundo Bristot, o vento sopra com mais intensidade entre 9h e 18h.

“Nos próximos dias deveremos ter um aumento dos ventos e, como o vento deverá aumentar, as chuvas deverão diminuir. A tendência é que quando você tem ventos mais fortes, você não tem formação de chuvas”, disse.

“E, posteriormente a isso, poderemos ter pancadas de chuva durante essa semana, chuvas que deverão acontecer durante a madrugada, início da manhã e principalmente durante o final de semana”, completou.

Fonte: G1RN

Ponto de Vista

Recent Posts

Trump diz que não usará força para tomar Groenlândia, mas exige negociação

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou em seu discurso no Fórum Econômico Mundial,…

11 horas ago

CFM quer impedir que 13 mil alunos de Medicina mal avaliados em exame nacional possam atender

O Conselho Federal de Medicina (CFM) estuda impedir que 13 mil estudantes de Medicina do…

11 horas ago

Criança morre soterrada após casa desabar durante forte chuva no ES; cidades têm deslizamentos e árvores caídas

Uma criança de 10 anos morreu soterrada após o desmoronamento de uma casa devido às chuvas, na…

11 horas ago

BC decreta liquidação extrajudicial do Will Bank, que integra conglomerado do banco Master

O Banco Central (BC) decretou nesta quarta-feira (21) a liquidação extrajudicial da Will Financeira S.A. Crédito,…

12 horas ago

‘Sesc Parada na Ladeira’ terá show gratuito de Saulo Fernandes nesta quinta-feira (22) em Natal

A terceira edição do "Sesc Parada na Ladeira" será realizada nesta quinta-feira (22), abrindo a…

12 horas ago

PONTO DE VISTA ESPORTE – Leila de Melo

  1- Sábado (24) é dia de Clássico-rei! América-RN e ABC chegam em condições muito…

12 horas ago

This website uses cookies.