Luciane Barreto Martins: uma servidora que prima em atender bem as pessoas

LUCIANE DA COSTA BARRETO MARTINS é funcionária da Central do Cidadão. Ela encetou recentemente uma campanha no âmbito interno da sua repartição, sobre a valorização da pessoa do usuário, como é chamado o cliente desse Serviço. O objetivo principal da campanha foi alertar para a importância do bom atendimento. O Blog Ponto de Vista tomou conhecimento do fato por terceiros e resolveu entrevistá-la para lhe dar os parabéns, bem como para saber um pouco mais sobre a sua atividade e essa luta que ela assumiu com sucesso ao longo dos últimos anos. A entrevista foi realizada por telefone.

DESDE QUANDO VOCÊ  TRABALHA NA CENTRAL DO CIDADÃO?

Eu sou originária da Secretaria da Educação. Mas fui cedida à SEJUC – Secretaria de Justiça e Cidadania, no ano de 2001, para trabalhar exclusivamente na Central do Cidadão. Há doze anos que convivo com pessoas diariamente.

 VOCÊ TRABALHA EM QUAL DAS CENTRAIS DO CIDADÃO?

Inicialmente eu trabalhei na Central do Cidadão do Praia Shopping. Mas após a sua desativação em 2010 eu vim para o Via Direta, onde trabalho no Box da DRT e da Receita Federal.

 QUAL A SUA FUNÇÃO?

Eu sou Atendente, especializada em Carteira de Trabalho.

 COMO É A SUA RELAÇÃO COM O USUÁRIO?

Sempre procurei atender da melhor forma possível o cliente, que aqui chamamos de usuário. Sei que ele, quando vem ao nosso encontro, espera sempre ser bem atendido e respeitado como pessoa. Até porque essa sempre foi a filosofia que norteia os serviços que executamos aqui. Manter esse padrão é um dever de todos nós que trabalhamos nas Centrais do Cidadão.

 QUANDO COMEÇOU A LUTA EM FAVOR DO USUÁRIO?

Desde que me confiaram a função que exerço. Essa sempre foi uma preocupação que tive. Por isso que eu lhe digo que na verdade eu sempre defendi essa bandeira. Em quaisquer circunstancias. E devo dizer que obtivemos resultados práticos bastante satisfatórios.

 É BOM SE SENTIR COMO DEFENSORA DOS DIREITOS DO USUÁRIO?

É uma sensação de que estou cumprindo o meu dever. Aliás, eu estou aqui exatamente para isso. E eu me sinto melhor ainda ao observar que os meus colegas de trabalho, os bons colegas de trabalho, também primam para que o atendimento seja impecável.

 A SUA ÁREA É LIGADA A QUE ORGÃO DA SEJUC?

Ela é ligada a CODACI, Coordenadoria das Centrais do Cidadão, que muito me apoiou nessa luta.

 O QUE VOCÊ PENSA QUANDO ATENDE UM USUÁRIO?

Eu sempre tenho em mente que o cliente é meu próximo. E que naquele momento ele está ainda mais próximo, precisando dos meus préstimos e da minha atenção. Ele merece respeito e precisa ser tratado com educação. Como Cristã que sou, é importante pensar e agir assim. É assim que eu faço sempre.

O QUE TEM A DIZER PARA SEUS COLEGAS DAS OUTRAS CENTRAIS?

Que é importante tratar bem todas as pessoas que chegam ao nosso encontro. Principalmente no nosso local de trabalho. Porque atender bem essas pessoas é a nossa principal tarefa. Eu transmitiria ainda essa outra curta mensagem: ame ao seu próximo como se fosse você. Como se a dor dele doesse em você também.

 VOCÊ TEM ALGUMA SUGESTÃO PARA OS SEUS SUPERIORES?

Apenas sugiro que sejam realizados Treinamentos de pessoal com mais frequência. Através desses treinamentos os funcionários se reciclam e isso é importante para a nossa prestação de serviço. Aproveito a oportunidade para parabenizar os que fazem a nossa unidade do Via Direta, que está comemorando em dezembro os seus dezesseis anos de existência. Que Deus abençoe a todos nós.

Ponto de Vista

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  • Aproveito a oportunidade para dar parabéns a minha colega de trabalho, Luciane a qual chamo de Lu, pela sua brilhante atuação na sua função de atendente no setor da DRT, mas antes de tudo, pelo modo de tratar as pessoas, idependente de qualquer coisa, parabéns Lu e continue sua luta pelo bem do usuário que acima de tudo é um ser humano e merece todo nosso respeit!o! cristiane (Supervisora).

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