LIVROS E LEITURA – 

O livro tem sido, historicamente, fator essencial ao desenvolvimento humano. Sem ele não teríamos a riqueza da literatura, estariam menores a filosofia, a ciência, as artes e até a tecnologia. É fonte do conhecimento, em papel ou em e-book. O livro registra memórias da humanidade. Alexandre Herculano, citado por José Paulo Cavalcanti em seu discurso de posse na ABL, é definitivo: “Sem memória não existimos”. Em nossas palavras, a memória é o que faz o que somos.

O maior proveito do livro está sendo tirado da neuroeducação, a filha dileta da neurociência. Esta estuda os processos cerebrais utilizáveis para o conhecimento e a aprendizagem. Paralelamente ao livro impresso, têm sido criadas muitas formas de leitura virtual com apresentação de notícias e interpretações em blogs e redes sociais. O vlog, diferentemente do blog, que se apresenta com palavras e imagens, utiliza o vídeo. É uma forma de mostrar movimentação dos temas tratados. A instantaneidade da comunicação é cada vez mais requerida. Ler tem função ativa e recreativa. É forte estímulo à criatividade, à imaginação e a outras reações positivas. Os países que adotam a frequência da leitura, como a China, Japão, Finlândia e França, têm tido melhor desenvolvimento econômico e humano.

Os franceses leem 21 livros por ano, cinco vezes mais que o brasileiro. Leitor precoce e ávido, meu neto Gabriel, de 8 anos, enfatizou: “Ler cura quase tudo”. Professores e orientadores de leitura têm a mais nobre das funções. Não haverá educação de qualidade sem que eles sejam amantes da profissão e especializados, com treinamento adequado. E recebam salários dignos de viver! Afinal de contas, somente se ensina e se aprende aquilo que se ama.

Estava no gabinete de Roberto Marinho, diretor da Rede Globo, quando alguns auxiliares entraram e disseram que não poderiam transmitir “A Escrava Isaura” em Pequim. Faltavam patrocinadores. Ele determinou a transmissão e que fizessem uma grande e barata edição do romance fundamento da novela, porque os chineses eram leitores entusiastas. Meses depois, li que foram vendidos milhões de exemplares na China. Apesar do crescente letramento digital, o Brasil é muito limitado na leitura. Basta dizer que 44% da população não lê e 30% nem sequer compram um livro. Um dos problemas é a inadequação do que se produz ao gosto do nosso povo.

O notável educador Paulo Freire, em Angicos, RN, provou que se os alunos aprendessem a partir da própria experiência, a sua aprendizagem seria rápida e eficaz. Se a nossa literatura desse o enfoque local, para cada região, certamente ganharíamos mais leitores.

Merece, pois, aplausos, o projeto aprovado por nossa Assembleia Legislativa que inclui conteúdos de Literatura Potiguar na rede estadual de ensino. Livros e leitura são indispensáveis a quem quer viver uma vida plena.

 

 

 

 

Diogenes da Cunha Lima – Advogado, Poeta e Presidente da Academia de Letras do RN

As opiniões contidas nos artigos são de responsabilidade dos colaboradores
Ponto de Vista

Recent Posts

Trump diz que não usará força para tomar Groenlândia, mas exige negociação

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou em seu discurso no Fórum Econômico Mundial,…

20 horas ago

CFM quer impedir que 13 mil alunos de Medicina mal avaliados em exame nacional possam atender

O Conselho Federal de Medicina (CFM) estuda impedir que 13 mil estudantes de Medicina do…

20 horas ago

Criança morre soterrada após casa desabar durante forte chuva no ES; cidades têm deslizamentos e árvores caídas

Uma criança de 10 anos morreu soterrada após o desmoronamento de uma casa devido às chuvas, na…

20 horas ago

BC decreta liquidação extrajudicial do Will Bank, que integra conglomerado do banco Master

O Banco Central (BC) decretou nesta quarta-feira (21) a liquidação extrajudicial da Will Financeira S.A. Crédito,…

20 horas ago

‘Sesc Parada na Ladeira’ terá show gratuito de Saulo Fernandes nesta quinta-feira (22) em Natal

A terceira edição do "Sesc Parada na Ladeira" será realizada nesta quinta-feira (22), abrindo a…

20 horas ago

PONTO DE VISTA ESPORTE – Leila de Melo

  1- Sábado (24) é dia de Clássico-rei! América-RN e ABC chegam em condições muito…

21 horas ago

This website uses cookies.