O líder do grupo terrorista Estado Islâmico na Síria foi morto por um ataque aéreo feito pelos Estados Unidos nesta terça-feira (12).
Maher al-Agal era uma das cinco principais lideranças do grupo, que vem se enfraquecendo com a perda de líderes e território desde 2019.
Segundo o Comando Central das Forças Armadas dos EUA, e foi alvejado por um drone das forças norte-americanas durante uma operação no nordeste da Síria. Em um comunicado, as Forças Armadas norte-americanas afirmam que, “inicialmente, não houve civis mortos” no ataque.
O ataque, que ocorreu na região de Jindaris, perto da fronteira entre a Síria e a Turquia, deve enfraquecer ainda mais as operações do Estado Islâmico, que vem tentando se organizar desde que perdeu líderes e território.
Em fevereiro, o então número 1 do grupo jihadista, Abu Ibrahim al-Hashimi al-Qurayshi, foi morto também durante em um ataque dos Estados Unidos na Síria.
No auge do poder, o Estado Islâmico chegou a controlar um território de mais de 40.000 quilômetros quadrados na Síria e no Iraque, composto por vilarejos e pequenas cidades e com uma população total de 8 milhões de pessoas, segundo um levantamento da agência de notícias Associated Press.
No entanto, diante da perda de território, o grupo começou a reorganizar sua estrutura interna, na tentativa de se fortalecer, e começou a ressurgir na Síria no início do ano. Com a nova tática, os Estados Unidos passaram a investir em ataques específicos contra as lideranças do grupo.
Fonte: G1
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou em seu discurso no Fórum Econômico Mundial,…
O Conselho Federal de Medicina (CFM) estuda impedir que 13 mil estudantes de Medicina do…
Uma criança de 10 anos morreu soterrada após o desmoronamento de uma casa devido às chuvas, na…
O Banco Central (BC) decretou nesta quarta-feira (21) a liquidação extrajudicial da Will Financeira S.A. Crédito,…
A terceira edição do "Sesc Parada na Ladeira" será realizada nesta quinta-feira (22), abrindo a…
1- Sábado (24) é dia de Clássico-rei! América-RN e ABC chegam em condições muito…
This website uses cookies.