Categories: Blog

Kurt Cobain: 30 anos após sua morte, líder do Nirvana mantém legado ao influenciar rappers de diferentes gerações

Um breve histórico do cenário roqueiro do fim dos anos 1980 e início dos 1990: reinavam as bandas de hard rock e hair metal, com integrantes que sustentavam longas cabeleiras e shows pomposos, com letras muitas vezes sexistas e homofóbicas.

Então, em setembro de 1991, veio “Nervermind”, segundo álbum do trio Nirvana, liderado por Kurt Cobain. A banda ia na contramão do rock mainstream, ao aparecer com discurso em favor de grupos formados por mulheres, se opor ao racismo e à homofobia e avisar aos adolescentes que eles podiam fazer o que quisessem.

O impacto foi tão grande que poucos meses depois de seu lançamento o disco desbancou “Dangerous”, de Michael Jackson, do primeiro lugar das paradas.

“Nevermind” e a faixa “Smells like teen spirit”, cujo título surgiu depois de uma noite de bebedeira com a vocalista do Bikini Kill, Kathleen Hanna, redefiniu a cena musical daquele início de década e colocou de vez o grunge no mapa global da cultura pop.

Cobain, no entanto, lidava com problemas de saúde mental e vício em heroína. Foi encontrado morto, aos 27 anos, em 8 de abril de 1994, em sua casa em Seattle, nos Estados Unidos. A polícia constatou que a data do óbito, por suicídio, ocorreu em 5 de abril. Há exatos 30 anos.

A morte trágica é um elemento adicional a fazer com que a obra do artista seja debatida e sirva de influência para gerações de músicos. E não apenas roqueiros, mas rappers também.

O próprio Cobain dizia gostar do estilo, mas criticava a misoginia de certas letras e afirmava que pessoas brancas não poderiam fazer rap.

“Eu acho que o rap é a única forma vital de música que foi introduzida […] há muito tempo, desde o punk rock. Eu nunca faria rap. Não. Simplesmente não faz sentido. As pessoas que fazem rap fazem isso muito bem… Eu, geralmente, me sinto ofendido por pessoas como Vanilla Ice e coisas do tipo”, declarou certa vez à revista “Billboard”.

“O homem branco já copiou o homem negro por tempo suficiente. Ele deveria deixar o rap para os afro-americanos, porque eles fazem isso tão bem e é tão vital para eles.”

 

Rappers de diferentes gerações já fizeram referências a Kurt Cobain. Veja, nesta reportagem, citações em trabalhos de:

  • Onyx
  • Public Enemy
  • Kendrick Lamar
  • Jay-Z
  • Lil Peep
  • Kid Cudi
  • Post Malone
  • Lil Nas X

 

Onyx

O grupo de hip-hop Onyx lançou uma das músicas mais marcantes do gênero em 1993, chamada “Slam”.

Ela não menciona Cobain ou o Nirvana nominalmente, porém Fredo Starr, um dos fundadores do Onyx, afirmou que a inspiração da música e do clipe veio surgiu de eles terem a assistido ao vídeo de “Smells like teen spirit”.

Public Enemy

Em seus diários, Cobain fez uma lista dos 50 discos favoritos do Nirvana, e entre eles está “Take a nation of millions to hold us back”, do Public Enemy. Anos mais tarde, em 1999, o grupo de rap de Chuck D faz menção a Kurt em “Do you wanna go our way”, do álbum “There’s a poison goin’ on”.

  • Letras original: So I parallel the brains of Cobain / Show no shame like the pain of Kane / Gettin’ mad opposition hip to the game / It’s that gran ol’ pe ammo”
  • Tradução: “Então, eu faço um paralelo com o cérebro de Cobain / Não mostro vergonha como a dor de Kane / Enlouquecendo a oposição no jogo / É aquela grande e velha munição”

 

 

 

Fonte: G1

Ponto de Vista

Recent Posts

Trump diz que não usará força para tomar Groenlândia, mas exige negociação

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou em seu discurso no Fórum Econômico Mundial,…

23 horas ago

CFM quer impedir que 13 mil alunos de Medicina mal avaliados em exame nacional possam atender

O Conselho Federal de Medicina (CFM) estuda impedir que 13 mil estudantes de Medicina do…

23 horas ago

Criança morre soterrada após casa desabar durante forte chuva no ES; cidades têm deslizamentos e árvores caídas

Uma criança de 10 anos morreu soterrada após o desmoronamento de uma casa devido às chuvas, na…

24 horas ago

BC decreta liquidação extrajudicial do Will Bank, que integra conglomerado do banco Master

O Banco Central (BC) decretou nesta quarta-feira (21) a liquidação extrajudicial da Will Financeira S.A. Crédito,…

24 horas ago

‘Sesc Parada na Ladeira’ terá show gratuito de Saulo Fernandes nesta quinta-feira (22) em Natal

A terceira edição do "Sesc Parada na Ladeira" será realizada nesta quinta-feira (22), abrindo a…

24 horas ago

PONTO DE VISTA ESPORTE – Leila de Melo

  1- Sábado (24) é dia de Clássico-rei! América-RN e ABC chegam em condições muito…

1 dia ago

This website uses cookies.